O primeiro jornal lusófono
de Fact-Checking

Morreu Diogo Jota. Cinco factos sobre o craque que brilhava nos relvados e reinava na playstation

Diogo Jota e o seu irmão, André, morreram na última madrugada, num trágico acidente de viação ocorrido em Espanha. O avançado internacional português distinguia-se pela rapidez e sentido de oportunidade nos relvados e pela discrição e apego às origens fora dele (de que são exemplo as relações que mantinha com o Gondomar e Paços de Ferreira). O Polígrafo destaca cinco facetas do jogador a quem os adeptos do Liverpool dedicaram uma música.
epa12212006 (FILE) - Liverpool's Diogo Jota reacts after scoring for the 2-0 lead against Union SG during the UEFA Europa League Group E match between Liverpool and Union SG in Liverpool, Britain, 05 October 2023 (re-issued 03 July 2025). Jota died in a car accident in Spain together with his brother Andre Silva on 03 July 2025 according to a statement of the Portuguese soccer federation on social media. EPA/PETER POWELL

Aos 28 anos, Diogo Jota perdeu a vida na primeira hora deste dia 3, quando o seu Lamborghini saiu desgovernado da faixa de rodagem em que seguia na A-52, perto da fronteira com Portugal (Trás-os-Montes). O desastre vitimou também o seu irmão, André Silva, 25 anos, futebolista do Penafiel, sempre muito ligado ao jogador internacional português.

Segundo as autoridades espanholas, a seguir ao despiste, houve um incêndio que se propagou à vegetação circundante.

Diogo Jota casou-se no passado dia 22 com a sua companheira de sempre, Rute Cardoso, e mãe dos seus três filhos: dois rapazes e uma rapariga (nascida em novembro do ano passado).

 

1. Marcou mais de 100 golos pelas equipas inglesas

Nas oito épocas em que jogou em Inglaterra – três no Wolves e cinco no Liverpool – apontou 109 golos, dos quais 63 na Premier League, 6 na Liga dos Campeões e 12 na Liga Europa.

 

2. Apenas cinco jogadores estavam há mais épocas no Liverpool

Contratado quando a equipa era treinada por Jürgen Klopp (que com ele tinha uma relação bastante próxima) em 2020/21, apenas cinco jogadores estavam há mais épocas que Diogo Jota no plantel principal do Liverpool: Joe Gomes (2015/16); Robertson (2017/18); Mohamed Salah (2017/18); Alisson Becker (2018/19); Virgil van Dijk (2018/19).

3. Nunca jogou um Mundial

A expetativa para a próxima época era grande, pois Diogo Jota poderia finalmente estrear-se num Mundial. O avançado que nasceu em dezembro de 1996 começou a ser chamado à seleção A em novembro de 2019. Quando era um dos imprescindíveis nas convocatórias de Fernando Santos, uma lesão grave no gémeo direito contraída no Liverpool-Manchester City, a 16 de outubro de 2022, afastou-o do Campeonato do Mundo que começava pouco mais de um mês depois (no Catar). Pela equipa principal de Portugal, Jota cumpriu 49 jogos e 14 golos.

4. Academia de formação do Gondomar tem o seu nome

Nasceu para o futebol no Gondomar Sport Clube, tal como o seu irmão, e a consideração que teve sempre pelas suas origens fez com que o seu primeiro clube lhe prestasse esta homenagem: em 2020, a academia de formação do clube adquiriu o seu nome (Academia Diogo Jota).

5. Mestre na playstation

A playstation – e nesta, o futebol, claro – era um dos maiores hobbies de Diogo Jota. Ainda atleta do Wolves, em abril 2020, saltou para a ribalta nestas lides quando se sagrou vencedor do concurso entre jogadores da Premier League de FIFA 20. Na final, derrotou Alexander-Arnold, que poucas semanas depois passaria a ser seu companheiro de equipa.

Ainda em fevereiro, a convite da Sony Interactive Entertainment e a UEFA, Jota apresentou o UEFA Champions League Challenge 2025 de EA FC 25. Diogo Jota tinha a sua equipa de EY Sports, o Luna Galaxy.

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque