O primeiro jornal lusófono
de Fact-Checking

África do Sul. Presidente angolano propõe uma avaliação técnica de acordos rubricados há décadas

Política
O que está em causa?
Condecorado na África do Sul, estadista angolano João Lourenço sublinhou na manhã desta quinta-feira, 12, haver a necessidade de tornar os acordos jurídicos já celebrados entre os dois países em documentos funcionais e eficientes para o bem-estar dos cidadãos.
© EPA / Kim Ludbrook

O Presidente João Lourenço, que se encontra desde a tarde de quarta-feira, 11, em visita de Estado de dois dias à África do Sul, foi na manhã desta quinta-feira, 12, condecorado pelo seu homólogo Cyril Ramaphosa, com a Ordem da África do Sul.

Entretanto, discursando antes da sessão em que lhe foi atribuída a mais alta distinção sul africana, João Lourenço propôs ao seu homólogo a avaliação técnica dos acordos jurídicos já assinados entre as duas nações desde o ano de 2000, visando tornar os respectivos documentos funcionais e eficientes para o bem-estar dos cidadãos dos dois países.

Entre as várias parcerias rubricadas há duas décadas, João Lourenço quer ver para já tornar realidade a Comissão Binacional entre Angola e a África do Sul, cuja primeira sessão estava agendada para 2019, em Luanda. E face à importância que dá ao referido organismo bilateral, o Presidente angolano propôs a realização da primeira sessão da entidade para não antes do fim do primeiro trimestre de 2025, na capital angolana.

“Temos também a necessidade de se realizarem com maior frequência reuniões da comissão bilateral de cooperação para a dinamização da cooperação económica e empresarial”, referiu o titular do poder executivo angolano.

De referir que Angola e a África do Sul têm rubricado vários acordos desde a assinatura do Acordo Geral de Cooperação Económica, Científica, Técnica e Cultural, assinado em Luanda em 1998, e embora os documentos não estejam a ser implementados na plenitude, como deixou transparecer o Presidente angolano, Pretória continua a ser o maior parceiro comercial de Luanda no continente.

Por exemplo, as exportações de Angola para a África do Sul durante o II trimestre deste ano, de acordo com os dados do Instituto Nacional Estatística, representaram 65,1%, do volume de vendas de Angola para o resto do continente africano.

Assim como o mercado sul africano é o maior destino dos produtos angolanos, também a África do Sul é o mercado predilecto de Angola no continente, sendo que Pretória representou 42,6%, das compras feitas por Luanda entre as capitais do continente.

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque