“Um país sem regras… Estacionou [o jacto] no parque de carros do Kilamba. Este deve ser do MPLA [Movimento Popular de Libertação de Angola]”, destaca-se na legenda de uma publicação que se tornou viral, sobretudo na plataforma Facebook.
No vídeo, que soma já mais de 11 mil visualizações, os autores expressam indignação com a alegada presença da aeronave numa zona residencial, mais precisamente num parque de estacionamento para automóveis: “Aqui andam a brincar à toa. Isto é mesmo para estacionar aqui? Ocupar o lugar dos outros? Isto não é normal. Esse senhor que estacionou aqui deve ser do MPLA.”
A publicação gerou surpresa entre os internautas, muitos dos quais duvidaram da veracidade das imagens.
“Aqui não é o Kilamba. Estes edifícios são do Projecto Nova Vida e não há pista de aterragem. Não tem como uma aeronave ir parar aí. É tudo montagem”, comentou um utilizador.
“Isso é montagem. Prestem atenção à imagem. Isso não é no Kilamba”, advertiu outro.
Mas, afinal, o vídeo é verdadeiro?
A resposta é não. Através de ferramentas de análise de imagens verifica-se que o vídeo foi gerado por um sistema de Inteligência Artificial. Além disso, o parque de estacionamento em questão localiza-se na Urbanização Nova Vida – e não na Centralidade do Kilamba, como se pretende fazer crer.
Em suma, este vídeo não é real e aplicamos o selo de “Pimenta na Língua”.
_______________________________________
Avaliação do Polígrafo África: