“Nandó desmente candidatura à Presidência do partido”, destaca-se em várias publicações nas redes sociais, do Facebook ao WhatsApp, indicando que Fernando da Piedade Dias dos Santos – mais conhecido por “Nandó” – terá afastado a possibilidade de disputar a liderança do partido MPLA no próximo Congresso ordinário, agendado para 2026.
Numa das publicações mais partilhadas detalha-se que “em entrevista à TV Zimbo, o político do MPLA disse que está focado em ajudar o partido a vencer as próximas eleições gerais, defendendo que o mais importante é manter a estabilidade e unidade do partido”.
Confirma-se que “Nandó” afastou a possibilidade de concorrer à liderança do MPLA?
Não. Na referida entrevista à TV Zimbo, “Nandó” não desmentiu as notícias que o apontam como um dos putativos candidatos à sucessão de João Lourenço na Presidência do MPLA.
Na realidade, o antigo Vice-Presidente e Primeiro-Ministro de Angola disse que está presentemente focado na coesão do partido, mas não afastou (nem confirmou) a possibilidade de vir a ser líder do MPLA no futuro.
“O processo de candidatura ainda não está disponível. Não está aberto. Não faz sentido falar disto. O mais importante agora é trabalharmos para unidade, estabilidade do partido e garantir a vitória em 2027″, afirmou “Nandó” na entrevista.
De resto, sublinhou que neste momento seria “prematuro” falar de uma candidatura à Presidência do partido MPLA, quando ainda faltam dois anos para a realização do Congresso ordinário.
Importa referir que o actual Presidente do MPLA, João Lourenço, confirmou na segunda-feira, 25 de Novembro, a realização de mexidas nos Estatutos do partido durante o VIII Congresso Extraordinário, aprazado para os dias 16 e 17 de Dezembro do presente ano.
_________________________________
Avaliação do Polígrafo África: