“Temos o prazer de anunciar que doaremos 280 geleiras e máquinas de lavar que não podem ser vendidas devido a pequenos arranhões e pequenos amassados, todas em bom estado e novas, por isso enviaremos aleatoriamente para seguidos aleatórios todos os dias para todos os que escreverem ‘concluído'”, destaca-se num post de 15 de novembro no Facebook.
Milhares de angolanos estão a participar neste sorteio, escrevendo “concluído” na caixa de comentários. Mas assim que o fazem são confrontados com mais tarefas, na forma de “condições para ser vencedor“. Pede-se então que “siga a minha página” e “compartilhe postagens em grupos do Facebook”.
No entanto, muitos dos participantes queixam-se de não serem contactados após terem concluído todas as tarefas.
A página apresenta a denominação “Mega-Mall”, estando classificada como uma “agência imobiliária”. Ou seja, um primeiro sinal de alerta é o facto de uma “agência imobiliária” estar supostamente a dedicar-se à comercialização (ou neste caso oferta) de electrodomésticos.
Acresce que a página em causa foi criada no mesmo dia – 15 de Novembro – em que lançou a publicação do sorteio. Um procedimento comum em esquemas de burla nas redes sociais.
Por outro lado, não há qualquer registo da existência de uma “agência imobiliária” ou loja de electrodomésticos com a denominação de “Mega-Mall” em Angola.
De resto, há outras páginas associadas à “Mega-Mall” com ligações para sites externos que procuram obter dados pessoais ou bancários de quem cai na esparrela.
É uma burla, não se deixe enganar por este tipo de “sorteios” que são recorrentes nas redes sociais.
_________________________________
Avaliação do Polígrafo África: