O primeiro jornal lusófono
de Fact-Checking

Bola de Ouro. Técnico da selecção angolana concorre ao prémio de melhor treinador do mundo em 2023/24?

Desporto
O que está em causa?
Nas redes sociais disseminou-se a informação segundo a qual o selecionador de Angola, Pedro Gonçalves, está entre os nomeados para a conquista do prémio de melhor técnico do ano pela revista France Football e a UEFA, na cerimónia que terá lugar hoje à noite, em Paris. Verdade ou mentira?

“Pedro Gonçalves está em França para a cerimónia de entrega da Bola de Ouro. O treinador dos Palancas Negras estará na gala concorrendo para o prémio de melhor técnico do ano”, alega-se numa publicação na rede social Facebook, datada de 28 de Outubro. Entretanto, o seu autor, depois de muitas críticas de internautas, acabou por editar o texto. Todavia, aqui partilhamos um recorte da versão original.

Esta suposta nomeação do ‘timoneiro’ da selecção de Angola, na categoria de melhor seleccionador do ano 2023/24 da revista ‘France Football’ e da UEFA, provocou várias reacções nas redes sociais, entre partilhas e comentários.

“Já estamos entre as 100 melhores selecções do mundo e também já votamos para Bola de Ouro”, comentou um internauta. Outro interveniente também reagiu favoravelmente à alegada nomeação do técnico Pedro Gonçalves, ao afirmar que “valeu a participação”, pois “estar entre os indicados a melhor treinador é por si só uma vitória”.

Entretanto, há na caixa de comentários da publicação intervenções a rebater a veracidade da informação: “Fala à toa. Ele está a concorrer como melhor treinador do ano da CAF, não é nessa cerimônia. Evite passar vergonha! Saiba se informar bem”, pode ler-se num comentário.

Mas, é verdade que o seleccionador de Angola está entre os nomeados para o galardão de técnico do ano?

A resposta é negativa. O seleccionador de Angola está fora da lista dos treinadores nomeados para o galardão na temporada 2023/2024. Na verdade, estão indicados seis técnicos na disputa para o troféu: os espanhóis Xabi Alonso (Bayer Leverkusen), Pep Guardiola, (Manchester City) e Luis de la Fuente (selecção espanhola), os italianos Carlo Ancelotti (Real Madrid) e Gian Piero Gasperini (Atalanta) e o argentino Lionel Scaloni (selecção Argentina).

Quanto a Pedro Gonçalves, está apenas na corrida ao troféu de melhor seleccionador do ano da Confederação Africana de Futebol (CAF), denominado “CAFAwards24”, cuja cerimónia de entrega de prémios decorrerá no próximo mês de Dezembro.

O técnico português está a disputar o troféu com mais nove técnicos: do Burkina Faso, Brama Traore; da Costa do Marfim, Emerse Fae; da República Democrática do Congo, Sebastien Desabre;  de Moçambique, Chiquinho Conde; da África do Sul, Hugo Broos; do Sudão, Kwesi Appiah; da equipa do Al Hilal, Florent Ibenge; do Zamalek, José Gomes; e do Al Ahly, Marcel Koller.

Importa referir que este ano a Gala de Bola de Ouro é  organizada pela revista ‘France Football’ e pela UEFA, após o acordo celebrado em Novembro de 2023, sendo o primeiro ano com a inclusão da categoria de melhor treinador e treinadora do ano.

_________________________________

Avaliação do Polígrafo África:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque