O primeiro jornal lusófono
de Fact-Checking

Cada angolano receberia 1 milhão de dólares se as verbas desviadas do INAGBE fossem divididas pelos 35 milhões de habitantes?

Sociedade
O que está em causa?
O alegado escândalo financeiro na AGT e no INAGBE continua a dominar os debates em vários círculos mediáticos e nas redes sociais. Desta vez, em entrevista à Rádio Ouvinte, o actor e realizador angolano Eduardo Kialanda, conhecido como “Taliban”, afirmou que se os 35 milhões de dólares norte-americanos fossem repartidos pelos 35 milhões de angolanos, cada cidadão receberia 1 milhão de dólares.

Um excerto de cerca de três minutos de uma entrevista concedida à Rádio Ouvinte, em Fevereiro, está a gerar grande repercussão nas redes sociais. Num recorte partilhado no Facebook a 6 de Março, a legenda afirma: “Só com o roubo de 35 milhões de dólares no INAGBE [Instituto Nacional de Gestão de Bolsas de Estudo], cada angolano teria 1 milhão de dólares, sem ainda contar com os 7 biliões da AGT [Administração Geral Tributária]”.

No vídeo, “Taliban” reforça esta ideia e faz um exercício matemático para ilustrar o seu ponto de vista:

“No último Censo de 2014, éramos 34 milhões de habitantes. Fez-se uma contagem recentemente, mas os resultados ainda não saíram. Esses 35 milhões [de dólares norte-americanos] eu vou arredondar para coincidir com a população angolana: 35 milhões divididos por 35 milhões de habitantes é um cálculo simples, qualquer um faz. O resultado é 1 milhão de dólares para cada cidadão”, declarou.

Para reforçar a sua ideia, o actor citou exemplos de bens que cada cidadão poderia adquirir com 1 milhão dólares, como uma casa de dois andares com cinco ou seis quartos, um carro VX ou Prado e uma fazenda. Segundo ele, mesmo após essas aquisições, cada pessoa ainda teria entre 200 a 300 mil dólares na conta.

Em relação aos valores alegadamente subtraídos da AGT, “Taliban” sugeriu que cada angolano poderia receber entre 17 ou 175 milhões de kwanzas, dependendo do montante considerado:

“Se eu for buscar os 7 mil milhões, que não estão a entender se são milhões ou biliões… Se eu calcular em biliões, vou arredondar para facilitar os cálculos. Vou tirar 5 milhões de habitantes do Congo Democrático, que são nossos vizinhos, e ficamos com 40 milhões. Fazendo a divisão de 7 biliões por 40 milhões, cada um receberia cerca de 175 milhões de kwanzas. Se a divisão for feita sobre 7 mil milhões kwanzas, cada cidadão ficaria com cerca de 17 milhões kwanzas”, explicou.

Mas será verdade que cada angolano receberia 1 milhão de dólares?

Não. Em primeiro lugar, o montante supostamente desviado no INAGBE não atingiu os 35 milhões de dólares. No entanto, mesmo que fosse esse o valor, a divisão por 35 milhões de habitantes resultaria em apenas 1 dólar por cidadão e não 1 milhão de dólares.

No caso do montante alegadamente desviado da AGT – 7 biliões ou 7 mil milhões de kwanzas -, os cálculos também estão incorrectos. Se 7 biliões de kwanzas fossem divididos por 40 milhões de habitantes, cada cidadão receberia 175 mil kwanzas e não 175 milhões de kwanzas. Já se o montante fosse de 7 mil milhões de kwanzas, cada cidadão teria direito a 175 kwanzas.

Por fim, importa notar que, tal como já informou o Polígrafo África, a soma dos alegados escândalos financeiros na AGT e no INAGBE totalizaram  27 mil milhões de kwanzas – e não os 34 biliões amplamente difundidos nas redes sociais. No INAGBE, o alegado desvio foi de 20 mil milhões de kwanzas, enquanto na AGT alguns funcionários foram acusados de subtrair 7 mil milhões de kwanzas.

__________________________________

Avaliação do Polígrafo África:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque