O primeiro jornal lusófono
de Fact-Checking

Colin Powell foi o primeiro secretário de Estado norte-americano a visitar Angola, como se diz nas redes sociais? (Actualizado)

Política
O que está em causa?
Circula no Facebook a alegação de que Colin Powell foi o primeiro secretário de Estado dos EUA a visitar Angola, desde a normalização das relações diplomáticas entre Luanda e Washington, há 32 anos. Mas será essa informação verdadeira?

De acordo com a publicação em causa, a visita terá ocorrido em Setembro de 2002, por iniciativa do então Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), George W. Bush, com o objectivo de promover um encontro entre Powell e o Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos.

O autor do texto refere ainda que a deslocação ficou marcada por um incidente diplomático: Colin Powell teria exigido que o encontro decorresse no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, exigência alegadamente rejeitada de forma “veemente” por José Eduardo dos Santos, levando o chefe da diplomacia norte-americana a recuar.

No entanto, a informação de que Colin Powell foi o primeiro secretário de Estado dos EUA a visitar Angola é falsa.

A primeira visita de um responsável da diplomacia norte-americana a Angola teve lugar em Outubro de 1996, protagonizada por Warren Christopher. O então secretário de Estado desempenhou um papel relevante no processo de paz entre o Governo angolano e a UNITA.

Warren Christopher foi sucedido por Madeleine K. Albright, que visitou Angola em Dezembro de 1997. Já Colin Powell, ao contrário do que é afirmado nas redes sociais, foi o terceiro secretário de Estado dos Estados Unidos a pisar solo angolano, em Setembro de 2002, poucos meses após a assinatura dos Acordos de Paz de Luena, que puseram termo à guerra civil no país.

Depois de Powell, outros secretários de Estado dos EUA também realizaram visitas oficiais a Angola. Hillary Clinton, que chefiou a diplomacia norte-americana entre 2009 e 2013, esteve no país em Agosto de 2009, numa deslocação de 24 horas durante a qual foi assinado o Acordo-Quadro de Comércio e Investimento (TIFA), visando criar um fórum para o aprofundamento das relações comerciais e de investimento entre os dois países.

Seguiu-se John Kerry em Maio de 2014, enquanto Mike Pompeo visitou Angola em 2020, tendo prometido reforço da cooperação no combate à corrupção. Já Antony Blinken, actual secretário de Estado, deslocou-se a Luanda no início de 2024, ocasião em que reafirmou o apoio dos EUA à democracia, ao Estado de Direito e ao investimento bilateral.

Conclui-se, assim, que a alegação de que Colin Powell foi o primeiro secretário de Estado norte-americano a visitar Angola é falsa. Essa distinção pertence a Warren Christopher, cuja visita ocorreu em 1996. A publicação nas redes sociais é, por isso, enganadora.

___________________________________

Actualização: Na versão inicial deste artigo, indicava-se que a primeira visita de um responsável da diplomacia norte-americana a Angola teve lugar em Dezembro de 1997, protagonizada por Madeleine K. Albright, então secretária de Estado durante a presidência de Bill Clinton. Referia-se igualmente que Colin Powell teria sido o segundo secretário de Estado a visitar o país, em Setembro de 2002, poucos meses após a assinatura dos Acordos de Paz de Luena, que puseram termo à guerra civil em Angola.

Contudo, na sequência de um alerta recebido às 09h37 desta segunda-feira, 24 de Junho, por parte de Moisés Chissano, antigo intérprete do falecido Presidente José Eduardo dos Santos, procedemos à devida correcção às 11h30, sem, no entanto, alterar a classificação atribuída ao conteúdo.

Na realidade, a primeira visita de um secretário de Estado norte-americano a Angola ocorreu a 14 de Outubro de 1996, tendo sido protagonizada por Warren Christopher.

________________________________________

Avaliação do Polígrafo África:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque