“LAM – Linhas Aéreas da Frelimo foi suspensa pela IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo) por não pagar as suas dívidas. Por isso, a companhia Emirates (EK) decidiu terminar a parceria com a LAM. A partir de agora (…)”
O post no Facebook prossegue com as questões práticas relacionadas com os bilhetes enquadrados pela parceria entre a LAM e a Emirates.
De facto, no mesmo dia (18 de Outubro) e nos seguintes a esta publicação, vários órgãos de comunicação social e sites especializados em aviação comercial divulgaram que a Emirates informara, em nota enviada à imprensa, que decidira terminar a parceria com a LAM, em virtude de a companhia de bandeira moçambicana ter sido suspensa da International Air Transport Association (IATA) por não pagamento das suas dívidas.
Nesse comunicado, a transportadora aérea do Dubai alertava para as alterações que vigoravam desde o dia 16 de Outubro: “A partir de agora, não podem ser vendidos novos bilhetes Emirates que envolvam voos da LAM. (…) Aqueles que já compraram passagens antes de 16 de outubro de 2024, e tinham voos com a LAM, serão transferidos para outras companhias (como Airlink, CemAir ou Ethiopian Airlines) sem custos extra. Caso não haja alternativas, será oferecido reembolso total ou parcial.”
Esta não foi a primeira vez que a LAM foi suspensa da associação de empresas de transporte aéreo (que tem um importante papel na regulação do sector e é crucial no sistema de pagamentos/compensação, designadamente nas escalas). Em 2023, também por incumprimento financeiro, a IATA esteve suspensa durante 4 dias (de 31 de julho a 4 de agosto), como informou o organismo internacional numa circular emitida a 22 de agosto.
A LAM vive há vários anos em crise financeira. Também no Verão de 2023, a Fly Modern Ark (FMA) – empresa sul-africana chamada pelo Governo para gerir a LAM entre abril de 2023 e setembro de 2024 – revelou que a companhia área era credora, à data de junho de 2023, 1.200 milhões de meticais (17,6 milhões de euros), dos quais cerca de 250 mil euros (34% do total) eram dívida da Frelimo, o partido no poder.
É, pois, verdadeiro que a LAM está suspensa da IATA, designadamente dos acordos de compensação existentes entre os seus membros, e que, por isso, a Emirates pôs termo à parceria que mantinham desde 2017.
__________________________________
Avaliação do Polígrafo África: