O primeiro jornal lusófono
de Fact-Checking

Comunidade Europeia em Moçambique enviou carta de repúdio à Presidência da República contra manifestações violentas?

Política
O que está em causa?
Circulam nas redes sociais publicações em que se alega que a Comunidade Europeia em Moçambique submeteu uma carta de repúdio ao gabinete do Presidente da República, Filipe Nyusi, na qual descreveu que o corpo diplomático acreditado no país está agastado com as manifestações violentas pós-eleições. Verdadeiro ou falso?
© Agência Lusa

“Última da hora! A Comunidade Europeia em Moçambique acaba de enviar por via mais segura uma nota de repúdio à Presidência da República, dando conta do desgaste do corpo diplomático pelas manifestações violentas“, lê-se num post do Facebook que está a circular desde o dia 6 de Dezembro.

Esta alegação é verdadeira?

Não. No dia 8 de Dezembro, a União Europeia em Moçambique alertou no Facebook que “tal informação é completamente falsa e não reflecte qualquer comunicação da União Europeia no actual contexto.

“Adverte-se os cidadãos e a comunicação social quanto à propagação de informações não confirmadas e apela-se à verificação de factos junto de fontes credíveis antes de partilhar conteúdos”, sublinha-se no comunicado.

__________________________________

Avaliação do Polígrafo África:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque