“Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL) coloca Bastos Quissanga no melhor onze da Libertadores”, destaca-se numa imagem difundida nas redes sociais, sobretudo na plataforma Facebook e em grupos do WhatsApp, referindo-se a uma alegada distinção do defesa central angolano que actua no “Brasileirão” ao serviço da equipa do Botafogo. Terá sido distinguido no “melhor onze” de jogadores da maior competição de futebol ao nível de clubes da região sul-americana.
Por exemplo, nesse post na rede social Facebook, datado de 4 de Dezembro, aponta-se que Quissanga se sagrou recentemente campeão da Copa Libertadores da América ao serviço do Botafogo, tendo sido “regular” em várias aparições na prova continental. Por isso é que a CONMEBOL o colocou entre os “melhores da maior competição da América do Sul”.
O autor da publicação ressalva que, apesar de o atleta angolano não actuar no jogo da final, onde o Botafogo venceu o Atlético Mineiro por 3-1, “contribuiu bastante para o sucesso do Botafogo nesta competição”.
É verdade que a Confederação Sul-Americana de Futebol destacou Bastos Quissanga no “melhor onze” da Copa Libertadores da América?
Não. A informação não é verdadeira. Apesar das boas exibições e a conquista da Libertadores, o facto é que Quissanga, não faz foi escolhido para fazer parte daquele que foi classificado como o “melhor onze” da competição.
A CONMEBOL, órgão reitor do futebol na América do Sul, divulgou no sábado, 7 de Dezembro, a lista dos 11 atletas de destaque da edição da Libertadores de 2024. Nessa edição constam oito jogadores do “Glorioso” (Botafogo), nomeadamente John, Barboza, Alex Telles, Marlon Freitas, Savarino, Almada, Luiz Henrique e Igor Jesus.
Ainda assim, Quissanga fez história na Libertadores. O central angolano é o primeiro jogador africano a conquistar a maior prova futebolística ao nível de clubes na América do Sul.
Por outro lado, o jogador angolano foi distinguido a 8 de Dezembro na lista dos 11 melhores jogadores do “Brasileirão“.
__________________________________
Avaliação do Polígrafo África: