O primeiro jornal lusófono
de Fact-Checking

Daniel Chapo anunciou oficialmente a mudança de nome do Estádio da Machava para Estádio da Independência Nacional?

Desporto
O que está em causa?
Várias publicações a circular nas redes sociais dão conta de que o mítico Estádio da Machava, local onde foi proclamada a Independência Nacional de Moçambique a 25 de Junho de 1975, pelo primeiro Presidente do país pós-independência, Samora Machel, vai mudar de nome, passando a chamar-se Estádio da Independência Nacional. Confirma-se?

Numa publicação datada de 25 de Junho, na rede social Facebook, destaca-se: “O Estádio da Machava, a partir de hoje, muda de nome. Passa a chamar-se Estádio da Independência. Acaba de anunciar o Presidente da República, Daniel Chapo.”

A informação gerou de imediato cepticismo e críticas, não só na caixa de comentários dessa publicação, como também noutras plataformas digitais.

“Assim, como é que eu explico aos meus netos que Samora Machel proclamou a independência nacional total e completa no Estádio da Independência?”, questionou um utilizador.

“Deveriam mudar primeiro os nomes das avenidas com nomes de colonos e de outros estrangeiros que ainda persistem no país. O nome Machava é nosso!”, comentou outro.

Noutra publicação, partilhada também no dia 25 de Junho, através do WhatsApp, o autor do post critica a alegada decisão de mudança de nome sem a realização de uma auscultação pública.

“A ideia até parece boa, mas peca por não ter passado por uma auscultação pública ou por um debate na Assembleia da República. Mas é Moçambique… o próximo que vier, se quiser, vai mudar novamente o nome, sem esses processos!”

Afinal, é verdade que Daniel Chapo anunciou a mudança do nome do Estádio da Machava?

Sim. Confirma-se a veracidade da informação.

A decisão foi tomada na 22.ª sessão ordinária do Conselho de Ministros, realizada no dia 24 de Junho. Foi formalmente anunciada pelo Presidente da República, Daniel Chapo, no discurso alusivo às celebrações dos 50 anos da Independência Nacional.

“Tomámos esta decisão para registar, de forma indelével, o acontecimento mais marcante da história do nosso povo — a Independência Nacional —, transformando este estádio numa referência de patriotismo e cidadania, no presente e para as gerações vindouras”, justificou o explicou chefe de Estado.

O estádio, localizado no bairro da Machava, na cidade da Matola, província de Maputo, foi inaugurado oficialmente a 30 de Junho de 1968, então com o nome Estádio Salazar. Após a proclamação da independência, em Junho de 1975, passou a designar-se Estádio da Machava, nome que agora cede lugar a Estádio da Independência Nacional.

_____________________________________

Avaliação do Polígrafo África:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque