O primeiro jornal lusófono
de Fact-Checking

Daniel Chapo exonerou o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas de Moçambique?

Política
O que está em causa?
Em várias publicações nas redes sociais alega-se que o Presidente da República de Moçambique, Daniel Chapo, exonerou Joaquim Rivas Mangrasse do cargo de Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM). Verdadeiro ou falso?

“O Presidente da República, Daniel Chapo, exonerou hoje Joaquim Mangrasse do cargo de Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM). Para o seu lugar foi nomeado Júlio dos Santos Jane”, destaca-se numa publicação amplamente partilhada no Facebook.

Esta informação é verdadeira?

Sim, é verdadeira. O Presidente da República, Daniel Chapo, exonerou Joaquim Mangrasse do cargo de Chefe do Estado-Maior-General das FADM, através de um Despacho Presidencial.

A exoneração foi confirmada por um comunicado oficial da Presidência da República, a que o Polígrafo África teve acesso.

Recorde-se que Joaquim Mangrasse assumiu o cargo em Março de 2021, após a morte de Eugénio Mussa, que faleceu em Fevereiro do mesmo ano, três semanas após ter sido nomeado.

Para o substituir, Daniel Chapo promoveu o Major-General Júlio dos Santos Jane ao posto de General de Exército e nomeou-o para o cargo de Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas de Defesa de Moçambique.

Júlio Jane tem uma longa carreira militar e no sector da segurança, tendo desempenhado, entre outros, os cargos de Director-Geral do Serviço de Informação e Segurança do Estado (SISE), Comandante do Serviço Cívico de Moçambique e Comandante-Geral da Polícia da República de Moçambique.

_______________________________________

Avaliação do Polígrafo África:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque