O primeiro jornal lusófono
de Fact-Checking

Deputado da UNITA enalteceu “grande feito” de João Lourenço por ter trazido o Presidente Joe Biden a Angola?

Política
O que está em causa?
Em causa está um suposto reconhecimento público do secretário-geral da Juventude Unida Revolucionária de Angola (JURA), ala juvenil da UNITA e deputado à Assembleia Nacional, pela visita oficial do Presidente dos Estados Unidos da América (EUA) a Angola. Terá mesmo enaltecido a iniciativa do Presidente João Lourenço, do partido rival MPLA?

Nelito Ekuikui é o único da UNITA que reconhece o feito do Presidente [da República], João Lourenço, em trazer o estadista norte-americano [Joe Biden] a Angola”, destaca-se numa publicação que está a ser partilhada no Facebook, Instagram e outras redes sociais.

Em causa está um suposto reconhecimento público do secretário-geral da Juventude Unida Revolucionária de Angola (JURA), ala juvenil da UNITA e deputado à Assembleia Nacional, pela visita oficial do Presidente dos Estados Unidos da América (EUA) a Angola, que terminou ontem, dia 4 de Dezembro.

A publicação exibe uma imagem que terá sido recolhida a partir da página do líder da JURA no Facebook.

“Dia histórico para Angola. Apesar de tudo, temos que reconhecer a grandeza da visita do Presidente Joe Biden ao nosso país”, terá escrito Nelito Ekuikui.

Por outro lado, terá enaltecido que a visita de Joe Biden a Angola “ficará marcada como um dos grandes feitos do Presidente João Lourenço”. Conclui ainda que por esse facto “Angola será respeitada” e, aliás, “é o centro do mundo hoje”.

Confirma-se que o referido deputado da UNITA enalteceu “grande feito” de João Lourenço por ter trazido o Presidente Joe Biden a Angola?

Em resposta ao Polígrafo África, o próprio Nelito Ekuikui nega ter escrito tal texto de elogio a João Lourenço.

“Claramente que a publicação não corresponde à verdade. A manipulação não é boa coisa. Devemos primar sempre pela verdade”, sublinha o deputado da UNITA.

Entretanto, na sua página no Facebook, Nelito Ekuikui reitera que a imagem da suposta publicação é falsa e sublinha que se trata de uma tentativa de o associar à promoção da imagem do Presidente de Angola.

“Eu entendo-vos perfeitamente. Isto é nada mais se não a vossa ânsia ou vosso profundo desejo em querer que eu opine favoravelmente a respeito da vinda do Presidente Biden ao nosso país”, escreveu.

“Não tenho nada a opinar se tiver de o fazer, acreditem que o que vou dizer não vão gostar. Porque acima de tudo, sou fiel a mim mesmo, aos angolanos e às coisas em que acredito”, concluiu.

__________________________________

Avaliação do Polígrafo África:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque