“Este é um homem que fala e faz, não é um homem que brinca com as palavras. Essa é uma notícia bombástica está a correr pelo mundo, tornou-se viral nos canais do WhatsApp e do Facebook”, refere-se no curto vídeo de quase três minutos.
Confirma-se que Donald Trump disse que vai cortar todo o tipo de fundos financeiros que financiam o governo moçambicano?
Trata-se, na verdade, de um vídeo manipulado. O vídeo real é referente a uma entrevista que Donald Trump concedera na primeira quinzena de Outubro no Clube Económico de Chicano ao editor-chefe da Bloomberg News, John Micklethwait.
No decorrer da entrevista, entre outros detalhes, Trump respondeu a perguntas sobre as suas promessas para a economia e relações exteriores, como seus planos afectariam a dívida nacional e como as tarifas impactariam os preços nos Estados Unidos. Além disso, ele defendeu as acções de seus apoiantes no ataque de 6 de Janeiro de 2021 ao Capitólio dos EUA e se recusou a comentar se havia falado com o presidente russo Vladimir Putin desde que tinha deixado o cargo de presidente.
Em resumo, o vídeo original foi editado e manipulado para dar a impressão de que Donald Trump disse que o Podemos e seu candidato Venâncio Mondline são os vencedores das eleições em 9 de Outubro em Moçambique.
__________________________________
Avaliação do Polígrafo África: