Uma página no Facebook divulgou um post com uma série de 29 características referentes a Angola, entre elas esta:
“Possui um total de 6.152 rios.”
Os dados oficiais do Governo de Angola apontam precisamente para esse número de rios: 6.152.
Na página do MINEA – Ministério da Energia e Água pode ler-se:
“O mapa produzido foi ajustado à carta topográfica de Angola à escala 1:1 000 000, foram atribuídos os nomes e feita a correcção de topologia. O processamento dos dados indicou que Angola possui 6.152 rios, com uma extensão de 154.035,44 km. Por um lado, a maior parte desses rios são de primeira ordem de grandeza na classificação de Strahler.”
Esta contabilização foi feita em 2020, aquando da reformulação do Mapa da Rede Hidrográfica Digital de Angola efetuada pelo Instituto Nacional de Recursos Hídricos (INRH).
A comparação com outros países não pode ser realizada com precisão, uma vez que as unidades utilizadas nos diversos rankings ou análises individuais são diferentes da unidade escolhida pelo INRH: km2 para a área fluvial e km³ para a área de água doce (que inclui também lagos).
Ainda assim, constata-se que o Brasil – cuja área total ronda os 8,50 milhões de km² (quase sete vezes maior do que Angola) – regista os seguintes valores:
55.467 km² de rede hidrográfica
8,61 milhões km² em bacias hidrográficas
8.233 km³ de água doce (1.º lugar no ranking mundial)
Os oficialmente reconhecidos como quatro principais rios em território angolano são o Kwanza (1.000 kms); o Cubango (975 kms); o Cunene (800 kms) e o Zaire/Congo (150 kms).
Atendendo aos dados oficiais que decorrem da inventariação do INRH, confirma-se, assim, que Angola tem 6.152 rios, embora a respetiva extensão total também avançada pelo mesmo organismo não possa ser confirmada pela comparação com outros países, designadamente o maior em área de água doce (o Brasil).
______________________________
Avaliação do Polígrafo África: