“Meu Deus, fiz levantamentos sem cartão de 40 mil kwanzas e o ATM rejeitou a retirada do dinheiro, mas o banco deu como valor levantado”, denunciou um internauta no Facebook, no dia 26 de Setembro.
De acordo com o alegado lesado, de lá para cá, o dinheiro não regressou à sua conta. “Nem sei o que fazer neste momento porque a situação dura desde o dia 21 [de Setembro]”, concluiu o autor da publicação.
Embora divididos, os comentários em torno da problemática dos levamentos sem cartão não tardaram. Muitos cidadãos revelaram ter passado pelo mesmo dilema. Alguns, com sorte à mistura, segundo dizem, tiveram o retorno do dinheiro nas suas contas; enquanto outros garantem ter ficado sem o dinheiro.
Segundo relata uma das alegadas vítimas, da última vez que tentou operacionalizar levantamentos sem cartão “o dinheiro não saiu”, mas o aplicativo assumiu que o montante já tinha sido utilizado. “Até hoje os 30 mil kwanzas” não voltaram ao saldo da sua conta bancária.
Em comentário a esta denúncia, um outro interveniente sugere à lesada para escrever uma carta ao banco detentor do multicaixa para ser ressarcida, uma vez que não beneficiou do dinheiro.
Confirma-se que na rede multicaixa, detida pela Empresa Interbancária de Serviços (EMIS), Sociedade Gestora da Rede Multicaixas, há casos de clientes que têm tido problemas nas operações de levantamentos sem cartão?
Sim. De acordo com o administrador executivo da EMIS, Eduardo Bettencourt, em resposta a um questionário enviado pelo Polígrafo África, nos levantamentos sem cartão “podem existir problemas técnicos” nos multicaixas. Mais concretamente, “o débito pode ocorrer sem a entrega total ou parcial do numerário”.
Nestes casos, sugere o representante da EMIS, “o utilizador deve apresentar uma reclamação junto do seu banco”. Garantindo, de seguida, que são situações “esporádicas e de excepção”. Ainda assim reais, pelo que aplicamos o selo de “Verdadeiro”.
O administrador executivo da empresa detentora da rede de multicaixas de Angola explicou, por outro lado, que a referência e o código e de levantamentos sem cartão tem uma duração de 24 horas. Durante esse período, o montante referente ao pedido fica cativo até o código ser utilizado, ou após as 24 horas de tempo de expiração.
Um comunicado de imprensa da EMIS, publicado no dia 26 de Setembro, informa que, diariamente, a rede multicaixa processa mais de 9,5 milhões de operações financeiras, contando com mais de 3.800 caixas automáticas, cerca de 190 mil terminais de pagamentos automático e mais de 1,5 milhões de utilizadores da rede Multicaixa Express.
___________________________________
Avaliação do Polígrafo África: