“Ex-Presidente Joaquim Chissano sofre queda de avião a caminho da África do Sul. A história de Samora repete-se”, lê-se numa publicação partilhada no Facebook, datada de 30 de Maio.
Perante estas alegações, muitos utilizadores manifestaram dúvidas e apelaram à verificação dos factos. O Polígrafo África apurou que a informação em causa é falsa.
Não há qualquer registo oficial de um acidente aéreo envolvendo Joaquim Chissano. As autoridades moçambicanas e sul-africanas não emitiram qualquer comunicado a confirmar tal ocorrência nos seus territórios.
Além disso, em declarações prestadas ao Polígrafo África, o gabinete de comunicação da Fundação Joaquim Chissano nega categoricamente a veracidade da informação e garantiu que o antigo chefe de Estado se encontra de boa saúde.
“Por uma questão de sigilo, não podemos divulgar muitos pormenores sobre a localização actual do Presidente. No entanto, enquanto Fundação, afirmamos que o Presidente está bem e encontra-se neste momento num voo de regresso a Maputo”, esclarece Débora Kande, assessora de comunicação da instituição.
Joaquim Chissano, de 85 anos, nasceu a 22 de Outubro de 1939 e exerceu funções como Presidente da República de Moçambique entre 1986 e 2005. Actualmente, continua a participar activamente na vida político-social do país, sobretudo desde o início da instabilidade política resultante da contestação aos resultados das eleições gerais de 9 de Outubro do ano passado.
Segundo Chissano, a actual crise apenas poderá ser ultrapassada através do diálogo político em curso.
Assim, o Polígrafo África atribui o selo de falso às publicações difundidas nas redes sociais que alegam que Joaquim Chissano terá sofrido um acidente de aviação.
_____________________________________
Avaliação do Polígrafo África: