O primeiro jornal lusófono
de Fact-Checking

Futebolista moçambicano Mexer Sitoe tornou público o seu apoio a Venâncio Mondlane?

Desporto
O que está em causa?
"Eu sou VM7", terá anunciado Mexer Sitoe, jogador moçambicano de futebol, nas redes sociais. Expressando assim o seu apoio público a Venâncio Mondlane, candidato derrotado nas eleições presidenciais em Moçambique. Verdade ou mentira?
© Agência Lusa

“O jogador da selecção moçambicana de futebol, Mexer Sitoe, diz que é VM7”, destaca-se nesta publicação de 8 de Novembro, na rede social Facebook.

A expressão “VM7” corresponde a uma abreviação do nome de Venâncio Mondlane. Ao passo que o número sete advém de um código associado às mais recentes manifestações em Moçambique, convocadas por Mondlane para os sete dias da semana.

A expressão, que já se tornou icónica entre os moçambicanos, tem servido para demonstrar apoio ao candidato derrotado nas eleições presidenciais, apoiado pelo partido Podemos, que contesta os resultados oficiais.

Confirma-se que o futebolista Mexer Sitoe fez esta manifestação pública de apoio a Mondlane?

Não. O próprio atleta moçambicano de 36 anos de idade, Edson André Sitoe, mais conhecido por Mexer, que actualmente joga pelo clube turco Bandirmaspor, recorreu à sua conta oficial do Instagram para denunciar a existência de uma conta falsa no Facebook que tem utilizado o seu nome para enganar as pessoas.

Mexer deixou claro que não possui qualquer conta no Facebook.

“Essa conta vem burlando muita gente. Tive informações que tem vários seguidores, por favor denunciem”, apelou o desportista.

O defesa da selecção moçambicana de futebol foi mais longe e prometeu mesmo uma recompensa para quem conseguir identificar o dono da referida página.

“Recompensa para quem achar o burlador e o endereço do próprio”, sublinhou.

___________________________________

Avaliação do Polígrafo África:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque