“Filipe Nyusi inaugurou quartel com o seu nome em Cabo Delgado e um complexo de refeições com o nome da esposa”, alega-se numa publicação no Facebook que acumula centenas de reacções e dezenas de comentários.
De acordo com a publicação datada de 30 de Setembro, enquanto Comandante-Chefe das Forças de Defesa e Segurança (FDS) de Moçambique, no dia 28 do mês passado, Filipe Nyusi inaugurou o “Quartel da 10ª Subunidade de Intervenção Rápida, com o nome Quartel da Polícia de Intervenção Rápida engenheiro Filipe Jacinto Nyusi, instalado no distrito de Metuge, em Cabo Delgado”.
Esta história é verdadeira?
Sim, confirma-se que o Presidente de Moçambique inaugurou um quartel militar ao qual foi atribuído o nome de Quartel da Polícia de Intervenção Rápida Eng. Filipe Jacinto Nyusi. Uma notícia publicada pela Rádio Moçambique, no dia 29 de Setembro, informa que o Chefe de Estado inaugurou o empreendimento com o seu nome, destacando que se trata do maior já construído no país, no período pós-independência.
Uma outra notícia divulgada pela Agência de Informação de Moçambique também confirma os factos, referindo que o quartel inaugurado por Filipe Nyusi custou cerca de 186 milhões de meticais (2,97 milhões de dólares) e ocupa uma área de cerca de 159 hectares.
Já as imagens da reportagem da TV Sucesso partilhada no YouTube certificam, igualmente, que o centro de refeições do quartel foi baptizado com o nome Complexo Misto de Refeições Dra. Isaura Ferrão Nyusi, que, por sinal, é a Primeira-Dama da República de Moçambique.
Assim sendo, aplica-se o selo “Verdadeiro” à informação que está a circular nas redes sociais.
_____________________________________
Avaliação do Polígrafo África: