O primeiro jornal lusófono
de Fact-Checking

É verdade que, por motivos de saúde, Ossufo Momade renunciou à presidência da Renamo?

Política
O que está em causa?
Nos últimos dias, circularam nas redes sociais rumores segundo os quais o líder da Renamo, Ossufo Momade, teria cedido à pressão dos ex-guerrilheiros e renunciado ao cargo de presidente do partido, alegando motivos de saúde. Mas será esta informação verdadeira?

Uma das publicações que alimentou o boato, disseminada no Facebook no dia 28 de Outubro, afirmava o seguinte: “Depois de sofrer várias críticas dentro e fora do partido, esta tarde Ossufo Momade decidiu renunciar ao cargo de presidente da Renamo. Ossufo alega questões de saúde como motivo principal que o leva a abandonar a liderança antes do fim do mandato, que vai até 2029.”

A publicação gerou várias reacções nas redes sociais, incluindo comentários de cepticismo. “Há gente que ainda não consegue analisar uma informação, se é verdadeira ou falsa? A Renamo tem os seus canais oficiais para comunicar”, reagiu um internauta.

Mas, afinal Ossufo Momade renunciou o cargo?

A informação é falsa. A secretária-geral da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), Clementina Bomba, desmentiu categoricamente o rumor e assegurou que Ossufo Momade continua a liderar o partido.

“O partido Renamo, sob a liderança de Ossufo Momade, repudia veementemente o comportamento destes desmobilizados”, declarou Clementina Bomba em conferência de imprensa realizada na última quarta-feira, 29 de Outubro.

Segundo a dirigente, na segunda sessão ordinária do Conselho Nacional da Renamo, realizada em Nampula a 16 de Outubro de 2025, foi assumido um compromisso de perdão, reconciliação e coesão interna entre os membros do partido.

“Houve um compromisso de perdão e reconciliação, e de coesão entre os membros do partido, para garantir o restabelecimento da normalidade das actividades políticas e a reabertura incondicional das delegações políticas encerradas por certos desmobilizados”, acrescentou.

A secretária-geral destacou ainda que a Renamo e o seu presidente exortam ao respeito pelos estatutos e pelos órgãos do partido, reiterando a disponibilidade para ouvir as preocupações de todos os militantes.

Importa recordar que, recentemente, em declarações aos jornalistas na cidade de Nampula, às vésperas da realização do Conselho Nacional, Ossufo Momade garantiu que só deixará a presidência da Renamo no fim do seu mandato de cinco anos.

___________________________________

Avaliação do Polígrafo África:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque