Os dados sobre o nível actual das Reservas Internacionais Líquidas (RIL) angolanas foram apresentados pelo Presidente João Lourenço ao longo daquele que foi o seu oitavo discurso à Nação, em cumprimento do disposto no artigo 118.º da Constituição da República de Angola. Uma mensagem ao país, na Assembleia Nacional, num evento que também representou a abertura do Ano Parlamentar.
Entretanto, os números apresentados no discurso oral de João Lourenço diferem dos dados que constam no discurso escrito que chegou à redacção do Polígrafo África, sendo que neste último é apontado que “as nossas reservas internacionais mantêm-se em cerca de 14 mil milhões de dólares, o que representa uma cobertura de sete meses de importações”.
Os dados mais recentes sobre as RIL que constam nas estatísticas monetárias e financeiras do Banco Nacional de Angola (BNA) consultados pelo Polígrafo África, até a publicação do texto, são referentes ao mês de Agosto. Os números indicam que as RIL estão estimadas em pouco mais de 14,7 mil milhões de dólares – ou seja, menos 165,3 milhões de dólares em relação ao valor indicado pelo Presidente Lourenço no discurso de hoje, 15 de Outubro.
Embora o BNA defina que a template das RIL em moeda estrangeira deve ser publicada no dia 15 de cada mês, com dados do mês anterior, nas estatísticas do sector monetário, como pode ser observado no calendário de divulgação, o Banco Central não disponibilizou as informações referentes ao mês de Setembro.
No entanto, a base da evolução diária das RIL apresentada pelo BNA confirma a alegação do Presidente João Lourenço, uma vez que o gráfico está actualizado até ao dia 14 de Outubro – dados diários mais recentes -, quando as reservas internacionais se fixavam em mais de 14,8 mil milhões de dólares.
Em conclusão, embora não tenha indicado o valor exacto, ficou muito próximo, de acordo com os últimos dados conhecidos.
____________________________________
Avaliação do Polígrafo África: