“Foi lançada oficialmente na tarde desta sexta-feira a campanha ‘Um Moçambicano, Um Metical’, uma iniciativa que visa mobilizar o apoio financeiro dos cidadãos para a preparação da Selecção Nacional de Futebol rumo ao Campeonato Africano das Nações (CAN) 2025″, lê-se numa publicação feita no Facebook, datada de 6 de Junho.
Na caixa de comentários, vários utilizadores criticam a suposta iniciativa da FMF, enquanto outros mostram apoio, defendendo o envolvimento cívico na preparação da selecção.
“Uma vergonha. E quem vai contribuir para as equipas dos bairros? Onde está a responsabilidade do Estado?”, questionou um internauta.
“Vamos contribuir! Peço a todos os irmãos moçambicanos: juntos e unidos, vamos ganhar!”, apelou outro.
Noutra publicação, também datada de 6 de Junho, o autor critica o uso de imagens de jogadores internacionais no cartaz da campanha: “Única coisa que peço: no cartaz da FMF sobre o pedido de 1 metical de apoio de cada moçambicano, tirem as fotos dos jogadores. Não imagino como devem estar a olhar para o Catamo na Europa”, lamentou.
Afinal, é verdade que a FMF lançou esta campanha?
Sim, é verdade. A iniciativa foi oficialmente apresentada na sexta-feira, 6 de Junho, em Maputo. O objectivo principal é angariar recursos financeiros para garantir uma preparação condigna dos Mambas para o CAN 2025.
“Queremos que todas as camadas sociais estejam envolvidas nesta campanha. A selecção não tem cores partidárias. Queremos o envolvimento de políticos, presidentes dos municípios, jovens, comerciantes e empresários com sentimento patriótico”, apelou o presidente da FMF, Feizal Sidat, no seu discurso de lançamento.
Também presente na cerimónia, o antigo capitão da selecção, Manuel Bucuane (conhecido por Tico-Tico), sublinhou a importância da participação colectiva: “O meu apelo é que todos possamos participar. Não é muito que se pede. Penso que assim estarão criadas as condições para a nossa selecção. Temos de acarinhar estes jovens para que se preparem da melhor forma. Que participemos todos, independentemente da quantia, como o 12.º jogador que somos”, afirmou.
A campanha será divulgada em todas as línguas nacionais e junto da diáspora moçambicana. As contribuições poderão ser feitas por via de plataformas electrónicas, cujas referências foram divulgadas na página oficial da FMF no Facebook.
_____________________________________
Avaliação do Polígrafo África: