O primeiro jornal lusófono
de Fact-Checking

FIBA África convidou selecção moçambicana para participar no Afrobasket feminino 2025 após falhar qualificação directa?

Desporto
O que está em causa?
Depois de ter sido eliminada por Angola na última janela de qualificação do Afrobasket 2025, circulam rumores nas redes sociais de que a selecção sénior feminina de basquetebol de Moçambique terá sido convidada pela FIBA África para participar na competição que terá lugar na Costa do Marfim.

Moçambique vai participar no AfroBasket 2025 feminino pelo convite da FIBA África [confederação de associações nacionais de basquetebol no continente africano]. Esta prova que vai decorrer na Costa do Marfim”, destaca-se numa publicação na rede social Facebook, datada de 6 de Março.

A informação do alegado convite da FIBA África foi recebida com muito entusiasmo na caixa de comentários, sobretudo por moçambicanos que expressaram o desejo de voltar a defrontar a selecção angolana que os tinha eliminado na janela de apuramento, numa derrota por 65-58.

“Queremos Angola na fase de grupos”, diz um internauta. De seguida, outro interveniente afirma o seguinte: “Angola é melhor desistir, porque aquela batota que nos fizeram, é a hora de mostrar quem é americano de quem.”

Confirma-se que selecção sénior feminina de basquetebol de Moçambique vai participar na prova?

Sim. A FIBA África anunciou que a selecção nacional de basquetebol sénior feminino de Moçambique estará presente no Afrobasket 2025, através de convite “wildcard”.

Além de Moçambique, o Egipto também beneficiou do convite para a prova que decorrerá de 25 de Julho a 3 de Agosto em Abidjan, Costa do Marfim.

Assim, os dois países juntam-se às selecções já qualificadas, designadamente Costa do Marfim (anfitriã), Nigéria (actual campeã), Senegal, Mali, Ruanda, Camarões, Uganda e Angola. A FIBA confirmou ainda que mais dois “wildcards” serão anunciados em Abril para completar o quadro de 12 selecções.

Por outro lado, assessoria de imprensa da Federação Moçambicana de Basquetebol (FMB) confirmou ao Polígrafo África o convite feito pelo organismo máximo de basquetebol africano de participar no Afrobasket 2025. Embora ressalvando que falta receber a carta formal.

____________________________________

Avaliação do Polígrafo África:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque