“Moçambique vai participar no AfroBasket 2025 feminino pelo convite da FIBA África [confederação de associações nacionais de basquetebol no continente africano]. Esta prova que vai decorrer na Costa do Marfim”, destaca-se numa publicação na rede social Facebook, datada de 6 de Março.
A informação do alegado convite da FIBA África foi recebida com muito entusiasmo na caixa de comentários, sobretudo por moçambicanos que expressaram o desejo de voltar a defrontar a selecção angolana que os tinha eliminado na janela de apuramento, numa derrota por 65-58.
“Queremos Angola na fase de grupos”, diz um internauta. De seguida, outro interveniente afirma o seguinte: “Angola é melhor desistir, porque aquela batota que nos fizeram, é a hora de mostrar quem é americano de quem.”
Confirma-se que selecção sénior feminina de basquetebol de Moçambique vai participar na prova?
Sim. A FIBA África anunciou que a selecção nacional de basquetebol sénior feminino de Moçambique estará presente no Afrobasket 2025, através de convite “wildcard”.
Além de Moçambique, o Egipto também beneficiou do convite para a prova que decorrerá de 25 de Julho a 3 de Agosto em Abidjan, Costa do Marfim.
Assim, os dois países juntam-se às selecções já qualificadas, designadamente Costa do Marfim (anfitriã), Nigéria (actual campeã), Senegal, Mali, Ruanda, Camarões, Uganda e Angola. A FIBA confirmou ainda que mais dois “wildcards” serão anunciados em Abril para completar o quadro de 12 selecções.
Por outro lado, assessoria de imprensa da Federação Moçambicana de Basquetebol (FMB) confirmou ao Polígrafo África o convite feito pelo organismo máximo de basquetebol africano de participar no Afrobasket 2025. Embora ressalvando que falta receber a carta formal.
____________________________________
Avaliação do Polígrafo África: