No dia 1 de Setembro, três dias antes do embate contra os líbios, o médio defensivo luso-angolano foi oficialmente apresentado como reforço do Burnley, clube recém-promovido à Premier League. A mudança para Inglaterra coincidiu com a sua exclusão da convocatória de Roberto Martínez, seleccionador de Portugal, para a fase de qualificação ao Mundial2026. Foi neste contexto que, nas redes sociais, surgiu a alegação de que Florentino teria decidido representar Angola já nos jogos de Setembro, frente à Líbia e às Ilhas Maurícias.
“Notícia de última hora: filho do Lobito [Florentino Luís] aceita representar a selecção nacional de futebol. O jogador angolano sentiu que era o momento de honrar a nação e orgulhar a família e o povo, que tanto pediram a sua presença nos Palancas Negras”, lê-se numa publicação que ganhou grande difusão online.
Segundo a mesma mensagem, o atleta iria integrar de imediato o elenco orientado por Pedro Gonçalves.
Confirma-se?
O próprio seleccionador da selecção nacional disse ao garantiu ao Polígrafo África que essa informação não corresponde à verdade.
“Ao longo dos últimos anos convidámos o Florentino a juntar-se a nós. De forma educada, transmitiu que precisava de tempo para amadurecer a decisão. Desde então, nada evoluiu. Portanto, neste momento, essa informação não tem qualquer fundamento. Vamos ver o que o futuro nos reserva”, afirmou Pedro Gonçalves, afastando a possibilidade de estreia imediata.
Assim, a “longa novela” sobre uma eventual integração de Florentino Luís nos Palancas Negras permanece em aberto, mas sem qualquer confirmação oficial. Por agora, o jogador não consta da lista de convocados.
Depois da derrota frente à Líbia, Angola regressa à competição na terça-feira, 9 de Setembro, frente às Ilhas Maurícias, em jogo da 8.ª jornada do Grupo D de qualificação para o Mundial2026.
__________________________________
Avaliação do Polígrafo África:




