O primeiro jornal lusófono
de Fact-Checking

Selecção de futebol de Angola “desceu três lugares no ‘ranking’ da FIFA” em Novembro?

Desporto
O que está em causa?
"Segundo a nova actualização da FIFA, os 'Palancas Negras' deixam a posição 82 e passam agora a ocupar o 85.º lugar", destaca-se numa publicação no Facebook. Verdadeiro ou falso?
© Agência Lusa / Bruno Fonseca

Angola desde três lugares no ranking FIFA. A selecção nacional de Angola desceu hoje, 28 de Novembro, três posições no ranking mundial de selecções da Federação Internacional de Futebol Associação (FIFA)”, salienta-se num post desse mesmo dia no Facebook que está a suscitar dúvidas e pedidos de verificação.

De acordo com a publicação que está a ser amplamente partilhada nas redes sociais, essa descida de Angola na classificação geral “deveu-se aos dois empates obtidos diante do Gana (1-1) no dia 15 e do Sudão (0-0) no dia 18, ambos em Novembro”.

“Os ‘Palancas Negras’ deixam a posição 82 e passam agora a ocupar o 85.º lugar com 1.296,48 (-2,27 dos 1.299 da penúltima actualização) atrás do Gabão (84), El Salvador (83) e Bulgária (82)”, detalha-se.

Ressalva ainda que apesar da descida na classificação da FIFA, “Angola figura na posição 17 do ranking da CAF [Confederação Africana de Futebol], liderado por Marrocos, sendo a segunda mais bem classificada ao nível dos PALOP [Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa], apenas atrás de Cabo Verde (na posição 71 da FIFA e 13 da CAF)”.

De facto, confirma-se que os “Palancas Negras” baixaram três posições no ranking da FIFA. A selecção angolana de futebol figura 85.ª posição, de acordo com a última actualização do ranking, publicada no dia 28 de Novembro. Na actualização do mês de Outubro, a selecção angolana estava colocada na 82.ª posição.

Em Novembro, os “Palancas Negras” disputaram dois confrontos referentes à qualificação para o Campeonato Africano das Nações (CAN) de 2025, a ser realizado no Marrocos. Nessa dupla jornada, a selecção angolana conseguiu apenas dois empates.

No dia 15 de Novembro, em pleno Estádio 11 de Novembro, em Luanda, empataram diante dos “Black Star” (Gana) por um bola. Já no reduto dos “Crocodilos do Nilo” (Sudão), a equipa angolana não foi além de um empate nulo, naquele duelo que marcou o encerramento da janela de qualificação para o CAN do Marrocos no próximo ano. Angola está qualificada.

__________________________________

Avaliação do Polígrafo África:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque