O primeiro jornal lusófono
de Fact-Checking

Futebol. Arsenal de Londres contratou atacante angolano “Mabululu”?

Desporto
O que está em causa?
É dada como certa a transferência do futebolista angolano "Mabululu", que actua pelos líbios do Al Ahly Tripoli, para a Liga inglesa. Nas redes sociais alega-se que o avançado já terá assinado pelo Arsenal de Londres. Verdade ou mentira?
© EPA / Legnan Koula

“Parabéns, você merecia estar aqui, ‘Mabululu’, que Deus te abençoe”. Esta é a legenda de uma imagem que está a ser disseminada nas redes sociais, sobretudo na plataforma Facebook, indicando uma alegada mudança de clube do avançado angolano “Mabululu”, deixando os líbios do Al Ahly Tripoli, para se juntar ao Arsenal de Londres, um dos clubes mais fortes de Inglaterra.

Uma das publicações no Facebook viralizou e já acumula mais de 15 mil reações e centenas de comentários. A imagem mostra o atacante Agostinho Cristóvão Paciência, mais conhecido por “Mabululu”, com a camisola do Arsenal, dando-se como certo que o futebolista foi contratado como reforço do clube que actualmente está na quarta posição da tabela classificativa da Primeira Liga Inglesa de Futebol.

Confirma-se que “Mabululu” é o novo reforço do Arsenal?

Não. Apesar do excelente desempenho da selecção angolana de Futebol (“Palancas Negras”) no Campeonato Africano das Nações (CAN2023), na Costa do Marfim, que colocou vários “Palancas” no radar de colossos do futebol mundial, não é verdadeira a informação de que o Arsenal contratou o atacante “Mabululu”, um dos maiores activos do conjunto do técnico português Pedro Gonçalves na competição.

Tanto na página oficial do Facebook do clube inglês, como no site dos Gunners, não há qualquer indicação de que o futebolista angolano que rubricou três tentos na última edição do CAN se vai juntar ao Arsenal.

O Al Ahli Tripoli da Líbia, actual clube do avançado angolano “Mabululu”, também não anunciou a venda do jogador para os Gunners de Londres. Aliás, de acordo com a plataforma “Flashscore“, o vínculo contratual entre o atleta de 32 anos e o clube líbio só termina no dia 30 de junho de 2026.

Recorde-se que, após o CAN 2023, o atacante angolano assinou com o Al Tripolhi da Líbia, deixando o clube egípcio do Al Ittihad de Alexandria onde esteve por três temporadas.

No Al Ittihad de Alexandria, “Mabululu” apontou 45 golos em 89 jogos, sendo o artilheiro da “Premier League do Egipto”, com 16 golos marcados, assim como foi eleito o melhor jogador estrangeiro a actuar naquele país, em 2023.

Formado pelo Petro de Luanda, em Angola o ponta-de-lança jogou por vários clubes, nomeadamente o Recreativo do Libolo (2013), Interclube (2016), ASA (2017), Domant FC (2018) e 1.º de Agosto (2019-2021).

__________________________________

Avaliação do Polígrafo África:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque