O primeiro jornal lusófono
de Fact-Checking

Futebol. É verdade que Messi se pronunciou sobre o jogo Angola-Argentina?

Desporto
O que está em causa?
A selecção angolana de futebol (Palancas Negras) defrontará no próximo mês a equipa da Argentina (Albiceleste), num jogo amigável enquadrado nas comemorações do meio século da “Dipanda”. O duelo entre o conjunto africano e o campeão mundial em título tem gerado críticas de vários angolanos. Entretanto, circula nas redes sociais um vídeo em que Lionel Messi supostamente afirma estar a ser pressionado para participar no encontro. Será verdade?

Antes mesmo da oficialização do confronto entre os Palancas Negras e a selecção Albiceleste, os valores alegadamente envolvidos na organização do jogo suscitaram intensos debates sobre as prioridades do Governo angolano. O amistoso, integrado nas festividades dos 50 anos da Independência de Angola, custará, segundo várias fontes, cerca de 6 milhões de euros (aproximadamente 6 mil milhões de kwanzas), podendo o montante ser superior caso Lionel Messi integre a comitiva argentina.

 

Apesar de muitos internautas pedirem o cancelamento da partida, a Federação Argentina de Futebol confirmou, na sexta-feira, 24 de Outubro, o jogo amigável contra a selecção da Argentina, agendado para o dia 14 de Novembro de 2025.

Após o anúncio oficial, a polémica reacendeu-se nas redes sociais. Para além dos 6 milhões de euros alegadamente envolvidos, muitos angolanos criticaram também o valor destinado à reabilitação do Estádio Nacional 11 de Novembro, palco do encontro. De acordo com o Jornal de Angola, a empreitada de reestruturação do recinto custou 13 milhões de dólares (cerca de 11,8 mil milhões de kwanzas) aos cofres públicos, estando a obra a cargo da empresa Mitrelli.

Neste contexto, começou a circular um vídeo em que o astro argentino aparenta dizer: “Desculpa, povo angolano. Os angolanos estão a obrigar-me a ir a Angola, mas eu não quero. João Lourenço, eu não quero.”

O vídeo, com menos de um minuto de duração, já soma mais de 17 mil reacções nas redes sociais.

Mas será verdade que Messi se pronunciou sobre o jogo Angola-Argentina?

Não se confirma a informação. Após a utilização de ferramentas de verificação, o Polígrafo África constatou que o vídeo em causa foi gerado com recurso a uma ferramenta de Inteligência Artificial (IA).

A equipa apurou que Lionel Messi, campeão do mundo, nunca se pronunciou sobre o encontro com os Palancas Negras, não havendo qualquer registo nas suas redes sociais nem em meios de comunicação social credíveis sobre o assunto.

De referir que, em Agosto deste ano, quatro instituições angolanas, a Comissão Episcopal de Justiça, Paz e Integridade da Criação da CEAST (Conferência Episcopal de Angola e São Tomé), a Pro Bono Angola, a Associação Justiça, Paz e Democracia (AJPD) e a Friends of Angola (FoA), enviaram uma carta à Federação Argentina de Futebol a solicitar o cancelamento do confronto entre os Palancas Negras e a selecção Albiceleste.

_____________________________________

Avaliação do Polígrafo África:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque