“Criança encontrada morta e sem os órgãos em São Domingos. Uma criança foi encontrada morta sem alguns órgãos no corpo“, lê-se numa publicação amplamente partilhada no Facebook, que atribui a informação à Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH).
Conteúdo semelhante tem sido replicado em várias páginas e perfis da rede social, suscitando indignação e revolta entre os utilizadores.
“Até onde vamos? Uma criança inocente… Esses assassinos têm de ser responsabilizados e pagar pela covardia. Não devem ser perdoados, pois talvez já tenham feito isto a outras crianças”, escreveu um internauta. Outro comentou: “Que os responsáveis sejam encontrados e punidos severamente”.
Mas será verdade que o corpo da criança apresentava sinais de remoção de órgãos?
De acordo com informações citadas por diversos órgãos de comunicação social nacionais e internacionais, o relatório médico confirma que o corpo da menina foi esquartejado e que lhe foram retirados o rim direito e o coração.
Além disso, embora não tenha abordado detalhes sobre a brutalidade do crime, o ministro do Interior da Guiné-Bissau, Botche Candé, confirmou que a polícia já capturou um dos presumíveis envolvidos no assassinato, numa tentativa de tranquilizar a população.
A criança foi dada como desaparecida na tarde de sexta-feira, 7, e o seu corpo foi encontrado nas primeiras horas de sábado.
__________________________________
Avaliação do Polígrafo África: