“Presidente João Lourenço convida a Argentina para amistoso contra Angola em 2025”, destaca-se em várias publicações nas redes sociais, desde o início da tarde de quinta-feira, 21 de Novembro. Alega-se que o Presidente da República de Angola supostamente terá endereçado um convite à selecção “albiceleste” (Argentina), do astro Leonel Messi, para defrontar os “Palancas Negras”, em 2025, no Estádio 11 de Novembro em Luanda.
Num dos posts em causa, na rede social Facebook, alega-se que o confronto se enquadra nas festividades do meio século da independência (“Dipanda”) de Angola, a ser comemorado no dia 11 de Novembro de 2025.
“O amistoso faz parte das celebrações dos 50 anos de independência de Angola e ainda não tem data confirmada”, por isso “a expectativa é que Lionel Messi e outros craques da selecção argentina estejam presentes no evento, que promete marcar a história do futebol angolano”, lê-se na referida publicação.
O autor do post indica ainda que o Presidente João Lourenço fez o “anúncio durante o discurso de abertura do congresso da JMPLA, realizado hoje na capital, Luanda”.
Por outro lado, o internauta garante que o Presidente destacou a importância do evento para a promoção do “desporto nacional e fortalecer os laços entre Angola e a Argentina”.
Por fim, aponta-se na publicação que “mais detalhes sobre o jogo serão divulgados em breve pelas autoridades competentes”.
Mas confirma-se que João Lourenço anunciou convite à selecção da Argentina de futebol?
Sim. No IX Congresso Ordinário da JMPLA, braço juvenil do MPLA, a decorrer de 21 a 23 de Novembro, o Presidente da República de Angola, João Lourenço, fez o convite à actual campeã do mundo de futebol, a selecção da Argentina, para um duelo, em 2025, na comemoração dos 50 anos da “Dipanda”, segundo noticiou o semanário “Novo Jornal”.
“Convidamos a selecção de Maradona e Messi para vir jogar com os nossos ‘Palancas’”, afirma João Lourenço, como informa o “Novo Jornal”.
De acordo com a mesma fonte, citando o Presidente da República, toda a negociação para a vinda da Argentina, campeã do Mundial do Qatar em 2022, está “a 100% e encerrada”.
À margem do congresso do braço juvenil do MPLA, o ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão, garantiu que o acordo com a selecção de Messi “já está firmado“, faltando apenas a definição da data FIFA.
“Estamos a preparar as condições para os receber”, declarou Rui Falcão, rematando que se “eles se distraírem, vamos ganhar”.
_____________________________________
Avaliação do Polígrafo África: