“Joaquim Chissano quebrou o silêncio e teceu fortes elogios a Venâncio Mondlane, disse que é um patriota”, realça-se numa publicação partilhada no Facebook, no dia 16 de Junho.
Na caixa de comentários, vários utilizadores demonstram cepticismo em relação à veracidade da informação e apelam à verificação dos factos.
“Não acredito nessa informação, há algo por detrás disto”, escreveu um dos intervenientes.
Confirma-se que Joaquim Chissano proferiu tal afirmação sobre Venâncio Mondlane?
O antigo Chefe de Estado moçambicano foi um dos oradores no Simpósio dos 50 anos da Independência Nacional e dos 63 anos da Frelimo, realizado no dia 12 de Junho, em Maputo, sob o lema: “Da Luta de Libertação Nacional à Construção da Nação Moçambicana: 63 Anos de Transformações Políticas”.
No seu discurso, Chissano condenou o uso da política para ganhos pessoais, apelou à união nacional e à valorização do diálogo como base da convivência democrática. No entanto, não fez qualquer referência directa ou menção ao nome de Venâncio Mondlane.
“A política deve ser instrumento de transformação e não de privilégio para alguns. O diálogo deve assentar na cultura intrínseca da nossa nação, para que possamos caminhar sempre juntos rumo ao mesmo objectivo: o progresso. A diversidade de ideias não deve ser um entrave à nossa marcha, mas um contributo para a tomada de decisões mais adequadas em cada momento”, afirmou Chissano.
Além de Chissano, o simpósio contou igualmente com a presença de outros antigos Presidentes da República: Armando Guebuza e Filipe Nyusi.
Sendo assim, não é verdadeira a alegação de que Chissano terá dito que Mondlane é um “verdadeiro patriota”. O antigo Presidente discursou no evento, mas em momento algum fez referência a Mondlane.
_____________________________________
Avaliação do Polígrafo África: