O primeiro jornal lusófono
de Fact-Checking

Joaquim Chissano é dono da empresa de automóveis “JAC Motors” de Moçambique?

Economia
O que está em causa?
Em várias publicações nas redes sociais revela-se que Joaquim Alberto Chissano, antigo Presidente da República de Moçambique, será actualmente o proprietário de uma empresa fabricante de automóveis em Moçambique. Verdade ou mentira?
O antigo Presidente da República de Moçambique, Joaquim Chissano, participa no debate sobre transição para o multipartidarismo em Moçambique no âmbito da celebração dos 30 anos da Democracia Multipartidária em Moçambique, organizado pelo Ministério da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos (MJACR) e pelo Instituto para Democracia Multipartidária (IMD) sob o lema "Celebrando a Constituição Multipartidária e Construindo uma Democracia Inclusiva", em Maputo, Moçambique, 01 de outubro de 2020. LUÍSA NHANTUMBO/ LUSA

Neste post no Facebook em que se exibe uma imagem do antigo Presidente de Moçambique e da Frelimo, Joaquim Chissano, acumulando milhares de reacções nos últimos dias, o autor denuncia que a “empresa JAC [Motors] é de Chissano”, suscitando múltiplos comentários e pedidos de verificação de factos.

Entre os internautas há quem entenda que não existe mal nenhum no alegado facto de Joaquim Chissano ser o proprietário da firma “JAC Motors” em Moçambique, socorrendo-se do princípio da iniciativa privada. “Se paga impostos e dá renda para os trabalhadores e as suas famílias, muito bem”, comenta-se.

Por outro lado há quem incite a uma invasão das instalações da empresa em causa.

Confirma-se que Joaquim Chissano é dono da empresa de automóveis “JAC Motors” de Moçambique?

Não. Através de uma nota oficial publicada nas suas plataformas digitais, a “JAC Motors” nega qualquer ligação com o antigo Presidente Joaquim Chissano.

A empresa esclarece que a sigla “JAC” corresponde a Jianghuai Automobile Company, o nome oficial da fabricante de automóveis, com origem chinesa.

“Gostaríamos de esclarecer que não temos qualquer ligação com o ex-Presidente Joaquim Chissano ou com qualquer partido político em Moçambique. Operamos de forma independente, com o único objectivo de oferecer produtos e serviços de qualidade aos nossos clientes”, garante a empresa.

____________________________________

Avaliação do Polígrafo África:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque