O actual Presidente dos EUA, Joe Biden, acaba de aterrar em solo angolano, depois de ter tido uma paragem rápida em Cabo Verde, onde se reuniu com o Primeiro-Ministro local, Ulisses Correia e Silva.
E face à complexidade que a visita de Biden representa para Angola, o Governo da capital Luanda, liderado por Luís Nunes, decretou, através dos despachos n.º 01 e 02/GAB.GPL/2024, de 2 de Dezembro, dois dias de tolerância de ponto, a começar nesta terça-feira, 3 de Dezembro.
Em nota posta a circular, o Governo da Província de Luanda (GPL) justifica a medida tendo em conta a “importância que reveste a chegada de várias entidades da mais alta relevância política e económica do mundo”, que deverão, de acordo com o GPL, desenvolver uma “intensa jornada de trabalho em diferentes pontos da cidade”.
Numa outra nota, o GPL informa que, na sequência da chegada e estada de Joe Biden por três dias no país, proceder-se-á a interdição de algumas vias e avenidas, como a da Revolução de Outubro, Amílcar Cabral e 4 de Fevereiro, Eixo Viário e avenida Ho Chi Minh, nessa segunda-feira, a partir das 15 horas.
Amanhã, dia 3 de Dezembro, estará interdita a via do Eixo Viário, avenidas 4 de Fevereiro e 10 de Dezembro, estrada da Samba, UGP, Estrada Nacional 100 até aos Ramiros. Já na quarta-feira, 4, dia em que Joe Biden deverá despedir-se dos angolanos, estará interdita o Eixo Viário, avenidas 4 de Fevereiro, Amílcar Cabral e Revolução de Outubro.
Agenda do Presidente Biden
De acordo com esta comunicação patente na página oficial do Comité Provincial do MPLA em Luanda, que cita a Casa Branca, o Chefe de Estado norte-americano, à chegada no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, em Luanda, deverá saudar os funcionários e familiares da Embaixada norte-americana em Angola; na terça-feira participará numa cerimónia oficial de chegada, e irá manter um encontro bilateral com o homólogo angolano, João Lourenço; e fará um discurso no Museu Nacional da Escravatura.
Na quarta-feira, 4 de Dezembro, Joe Biden deslocar-se-á ao Lobito, província de Benguela, onde participará numa visita guiada ao Terminal do Porto do Lobito; e a seguir fará uma visita à Fábrica de Processamento de Alimentos Carrinho, além de participar da cúpula do Corredor Transafricano do Lobito.
O membro do Partido Democrata que se viu impedido de concorrer a uma reeleição à Presidência dos EUA, deixará Angola através do Lobito, rumando para a Ilha do Sal, em Cabo Verde.