O primeiro jornal lusófono
de Fact-Checking

Joe Biden será o primeiro Presidente dos EUA de sempre a visitar Angola?

Política
O que está em causa?
Nos dias 13 a 15 de Outubro, Angola receberá uma visita do actual Presidente dos EUA, Joe Biden, em final de mandato. É verdade que, cerca de 32 anos depois do reatamento das relações entre os dois países em 1993, esta será a primeira vez que um Presidente dos EUA se desloca até Angola?
© EPA / Yuri Gripas

O actual Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Joe Biden, é aguardado com bastante expectativa em Angola, para uma visita de Estado que se realizará entre os dias 13 e 15 de Outubro.

Entra assim para a História por ser a primeira vez que um Presidente dos EUA visita Angola, o que acontece 32 anos depois do reatamento das relações entre os dois países em 1993.

Antes desse reatamento estiveram de costas voltadas por causa do período da Guerra Fria, sendo que os EUA apoiavam política e militarmente a UNITA, em oposição ao Governo de Angola liderado pelo MPLA que, por seu lado, mantinha uma inclinação ideológica para a União das Repúblicas Soviéticas Socialistas (URSS), baluarte do comunismo.

Entretanto, os Acordos de Paz de Bicesse em 1991, que tornaram Angola um país democrático e de Direito, associado à realização das primeiras eleições gerais no ano seguinte, levaram os norte-americanos a reconciderar as suas posições em relação a Angola – um país rico em petróleo e segunda maior potência da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), a seguir à África do Sul.

Como recordou o “Jornal de Angola”, num artigo de 19 de maio de 2021 – “Angola-EUA: 28 anos de relações diplomáticas” -, o então Secretário de Estado Assistente para os Assuntos Africanos dos EUA, George Moose, justificou que a Administração Clinton não tinha avançado mais depressa com o processo de reconhecimento do Governo de Angola por causa do resultado inconclusivo das eleições presidenciais de 1992 (necessidade de realização da segunda volta), da reacção de Jonas Savimbi quanto ao processo democrático e para que a posição norte-americana não fosse entendida como uma “sanção contra a UNITA”.

Apesar do restabelecimento das relações, o facto é que nenhum Presidente dos EUA visitou Angola. Os mais relevantes dirigentes da Administração dos EUA que passaram por Angola foram vários Secretários de Estado.

Desde logo Madaleine K. Albright, que foi igualmente a primeira mulher de sempre a exercer esse cargo, na Administração de Bill Clinton. Albright visitou o país então liderado por José Eduardo dos Santos em Dezembro de 1997.

O seu sucessor no cargo, Colin Powell, na Administração de George W. Bush, passou por Angola em Setembro de 2002, pouco tempo depois dos referidos Acordos de Paz.

Seguiu-se Hillary Clinton, Secretária de Estado entre 2009 e 2013, que visitou Angola logo em Agosto de 2009 – uma visita que durou 24 horas, tempo suficiente para assinar o “Acordo Quadro de Comércio e Investimento (TIFA)”, que tinha como objectivo a criação de um fórum comum para abordar assuntos comerciais e ajudar a fortalecer as relações comerciais e de investimentos entre os dois países.

Por sua vez, John Kerry visitou Angola em Maio de 2014. Também Mike Pompeo e Antony Blinken, os dois últimos Secretários de Estado norte-americanos, realizaram visitas de trabalho a Angola. Na sua deslocação, em 2020, Pompeo prometeu um maior apoio no combate à corrupção. Quanto a Blinken, no início deste ano, garantiu maior investimento em Angola e reafirmação do apoio ao Estado de Direito e democracia, assim como prosperidade mútua.

_____________________________________

Avaliação do Polígrafo África:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque