O primeiro jornal lusófono
de Fact-Checking

Apenas três Presidentes de outros países felicitaram Daniel Chapo pela vitória nas eleições de Moçambique?

Política
O que está em causa?
Em publicação no Facebook alega-se que somente Nicolás Maduro (Presidente da Venezuela), João Lourenço (Presidente de Angola) e Emmerson Mnangagwa (Presidente do Zimbabué) terão felicitado o candidato da Frelimo pela vitória anunciada nas eleições gerais de Moçambique.
© EPA / José Coelho

De acordo com uma publicação de 29 de Outubro no Facebook, enviada ao Polígrafo África para verificação de factos, “só três Presidentes neste mundo parabenizaram Daniel Chapo pela suposta vitória” nas eleições gerais de Moçambique, realizadas a 9 de Outubro, em que o candidato da Frelimo obteve 70,67% dos votos – de acordo com os resultados anunciados pela Comissão Nacional de Eleições.

Mas foram os Presidentes de que países? Segundo a publicação em causa terão sido Nicolás Maduro (Presidente da Venezuela), João Lourenço (Presidente de Angola) e Emmerson Mnangagwa (Presidente do Zimbabué).

Verdadeiro ou falso?

Além dos referidos Maduro, Lourenço e Mnangagwa, também o Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, no dia 27 de Outubro, felicitou Chapo pelo triunfo eleitoral.

Outro Chefe de Estado que congratulou os vencedores das eleições em Moçambique foi o Presidente da Tanzânia. No dia 25 de Outubro, Samia Sululu endereçou felicitações a Chapo e à Frelimo, na sequência do anúncio dos resultados oficiais pela Comissão Nacional de Eleições moçambicana.

Por sua vez, o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China, Lian Jian, em nome do Governo chinês, também endereçou felicitações ao partido Frelimo e ao seu presidente Daniel Chapo.

Em conclusão, não é verdade que apenas três Presidentes de outros países felicitaram Daniel Chapo pela vitória nas eleições de Moçambique, até ao momento.

_________________________________

Avaliação do Polígrafo África:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque