O primeiro jornal lusófono
de Fact-Checking

Cantoras moçambicanas Lizha James, Dama do Bling e Marllen Preta Negra lançaram música de apoio a Venâncio Mondlane?

Política
O que está em causa?
Nas redes sociais garante-se que sim, indicando até uma hiperligação para descarregar a nova canção de apoio a Venâncio Mondlane, candidato derrotado nas eleições presidenciais de Moçambique. Verdade ou mentira?

Sobre a imagem das três famosas cantoras moçambicanas – Lizha James, Dama do Bling e Marllen Preta Negra -, numa publicação no Facebook destaca-se que “lançam nova música para Venâncio Mondlane“. Em referência ao candidato do Podemos que foi derrotado nas eleições presidenciais de Moçambique, mas contesta os resultados e tem promovido uma vaga de manifestações no país.

Datada de 7 de Dezembro, a publicação conta com milhares de interacções e apresenta mesmo uma hiperligação para descarregar a canção. O problema é que o descarregamento não funciona, levantando dúvidas sobre a existência da suposta música de apoio.

Em resposta ao Polígrafo África, a directora da Bang Entretenimento, produtora que agencia as referidas cantoras no âmbito do projecto B4girl, assegura que essa música não existe.

“Não constitui a verdade, impossível“, sublinha Catya Princesa.

Indica também que a imagem exibida na publicação foi recolhida a partir de um espectáculo organizado pela Bang Entretenimento há sete anos.

“Vale recordar que Lizha James, Dama do Bling e Marllen Preta Negra fizeram vários trabalhos para a promoção do grandioso espectáculo em 2017, que juntou os integrantes e ex-integrantes da Bang Entretenimento que já não dividiam o palco há cerca de 10 anos”, recorda Catya Princesa.

Entretanto não protagonizam qualquer iniciativa pública de apoio a Mondlane, nem lançaram qualquer música nesse âmbito, pelo que aplicamos o selo de “Falso“.

__________________________________

Avaliação do Polígrafo África:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque