“Tudo começou aqui dolindane [vulgo beijo]”. Esta é a legenda de uma das publicações da imagem polémica que começou a ser difundida no TikTok e entretanto saltou para outras redes sociais como o Facebook, Instagram, Threads ou X/Twitter, entre outras.
Parece ver-se o actual Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, a beijar o sucessor Daniel Chapo na boca. Mas será que é autêntica?
Não. A imagem em causa foi manipulada.
A fotografia original (que serviu de base à manipulação) foi captada numa reunião extraordinária do Comité Central da Frelimo, realizada em Maio de 2024, que elegeu Daniel Chapo como candidato à Presidência da República nas eleições gerais de Moçambique, decorridas em Outubro.
Na referida reunião do Comité Central, Daniel Chapo obteve 225 votos, traduzidos em 94,1% do total. Após essa nomeação, o candidato da Frelimo garantiu trabalhar com individualidades de todas esferas da sociedade moçambicana.
“Vamos trabalhar com todos os estratos sociais. (…) Estamos a falar dos jovens, das mulheres, dos homens, dos combatentes, incluindo os meus amigos aqui, da comunicação social, que fazem um excelente trabalho para o desenvolvimento do nosso país e vamos continuar a trabalhar juntos“, disse na altura Daniel Chapo.
Não há qualquer registo fotográfico de um suposto beijo entre Nyusi e Chapo. Na fotografia original percebe-se que houve apenas um abraço entre ambos.
____________________________________
Avaliação do Polígrafo África: