O comunicado atribuído ao INE, liderado por Alexandre Marrute, indica que está em curso a preparação do Censo Geral da População e Habitação de 2025, com o objectivo de recolher indicadores essenciais para a contagem e caracterização da população residente em Moçambique.
De acordo com essa mensagem que está a circular nas redes sociais, os interessados no processo de recrutamento devem submeter as suas candidaturas através de uma hiperligação em destaque na página.
Mas confirma-se que o INE está mesmo a recrutar trabalhadores para o Censo 2025?
A resposta é não. O INE não está a recrutar e não há qualquer plano do Governo para a realização de um Censo Geral da População e Habitação em 2025.
Os Censos Populacionais em Moçambique são realizados a cada 10 anos, tendo o último ocorrido em 2017. Pelo que o próximo deverá ser realizado em 2027, não em 2025.
De resto, o INE emitiu um comunicado a alertar para a “fraude” deste “anúncio falso de recrutamento“.
O INE adverte que “esta mensagem” que circula nas redes sociais “anuncia um falso processo de recrutamento para o Censo 2025 e contém um link enganoso que não pertence ao INE”.
“Apelamos aos cidadãos para que não cliquem no link mencionado na mensagem falsa, não forneçam qualquer informação pessoal e consultem sempre os canais oficiais para verificar a veracidade de qualquer informação relacionada ao INE”, conclui.
___________________________________
Avaliação do Polígrafo África: