O primeiro jornal lusófono
de Fact-Checking

Moçambique. Manifestantes impediram Graça Machel de passar em via pública a caminho do aeroporto de Maputo?

Sociedade
O que está em causa?
Diz-se nas redes sociais que jovens manifestantes terão alegadamente impedido Graça Machel, antiga Primeira-Dama da República de Moçambique, de seguir marcha até ao Aeroporto Internacional de Maputo, no momento em que passava pela Avenida Acordos de Lusaka. Verdadeiro ou falso?

“Graça Machel, esposa do antigo Presidente da República, Samora Machel, foi barrada para não passar e de seguida foi obrigada a cumprir com as ordens povo”, lê-se neste post do Facebook.

Noutra publicação, igualmente do Facebook, felicita-se a iniciativa dos jovens manifestantes e sublinha-se que o importante é salvar o país “doa a quem doer”.

Mas é verdade que Graça Machel foi impedida de seguir viagem?

Sim. Tudo aconteceu quando a antiga Primeira-Dama da República passava na Avenida Acordos de Lusaka, a caminho do Aeroporto Internacional de Maputo, também conhecido como aeroporto de “Mavalane”.

Não se sabe ao certo se Graça Machel pretenderia sair do país, através do aeroporto de Mavalane, ou se ia para uma reunião e/ou outro evento, mas as câmaras de vários telemóveis captaram o momento em que a antiga Primeira-Dama de Moçambique (entre 1976 e 1986) foi impedida de seguir marcha e obrigada a regressar à sua viatura, que ficara estacionada a pouco metros dos manifestantes, face à barreira de pneus colocada na estrada.

No vídeo também se vê Graça Machel a tentar persuadir alguns jovens para que a deixassem passar, mas foi ignorada.

____________________________________

Avaliação do Polígrafo África:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque