“Partido Podemos ainda enfrenta muitas dificuldades para localizar alguns dos seus deputados eleitos, que deveriam ter tomado posse na cerimónia de investidura do dia 13 de Janeiro passado”, lê-se nesta publicação da rede social Facebook, contestada por vários intervenientes na caixa de comentários.
“Pura mentira. Traga provas…”, escreveu um internauta. Ao passo que outros sublinham que, face ao tempo decorrido, já deveriam perder definitivamente o mandato.
Confirma-se que o Podemos ainda não conseguiu localizar alguns dos seus deputados que não tomaram posse?
Sim. Estão em causa os deputados Faizal Anselmo Gabriel e António Pedrito Faruma, ambos eleitos pela lista do Podemos.
Essa informação é comprovada por uma notícia de 25 de Março no jornal moçambicano “Evidências”, em que se sublinha que os dois mandatários do povo não compareceram na cerimónia da tomada de posse, volvidos 56 dias, e que o partido não os consegue localizar por terem alegadamente desaparecido na sequência das manifestações ocorridas após o anúncio dos resultados eleitorais.
Em declarações ao jornal “Evidências”, o porta-voz do Podemos, Duclesio Chico, referiu que António Furuma e Faisal Gabriel já foram entretanto substituídos, pelo facto de terem perdido o mandato no quadro da legislação em vigor.
“Não há ninguém que foi trocado pela falta de capacidade. Todos somos mandatários e o povo nos escolheu para cumprirmos uma agenda do Estado”, sublinhou Duclesio Chico, em resposta aos rumores de que o partido terá recorrido a pessoas anónimas para simplesmente preencher a lista no âmbito das eleições e que agora não as consegue localizar.
_____________________________________
Avaliação do Polígrafo África: