Numa publicação de 6 de Fevereiro no Facebook destaca-se que “a população da localidade de Malaia, no distrito de Morrumbene, na província de Inhambane, ‘eliminou‘ o nome do antigo Presidente da República, Filipe Nyusi, como nome de um estabelecimento de ensino naquela região”.
A alegação é ilustrada por uma imagem da suposta parede da escola em que o nome de Filipe Nyusi, aparentemente, foi riscado.
Esta história é verdadeira?
Sim. A informação foi confirmada ao Polígrafo África pelo porta-voz da Direcção Provincial de Educação de Inhambane, Domingos Chibindje.
“O que aconteceu foi que a população apagou o nome de sua excelência, o ex-Chefe de Estado, porque a escola chama-se ‘Filipe Nyusi de Malaia’. Assim, removeram o nome Filipe Nyusi, deixando apenas ‘Malaia’. No entanto, usaram tinta, não houve qualquer acto de vandalismo contra a infraestrutura. A situação já foi reportada ao Governo distrital e estão em curso trabalhos para a reposição do letreiro”, explicou o responsável.
Alguns populares referiram ainda ao Polígrafo África que estão a considerar escolher um novo nome para a escola. No entanto, esta possibilidade foi descartada pela Direcção Provincial de Educação, a qual esclareceu que “a escola não terá uma nova denominação”.
___________________________________
Avaliação do Polígrafo África: