O primeiro jornal lusófono
de Fact-Checking

Moçambique. Populares apagaram nome de ex-Presidente da República da parede de escola secundária em Inhambane?

Política
O que está em causa?
Imagem que parece mostrar o nome de Filipe Nyusi riscado na parede de uma escola em Malaia está a gerar controvérsia nas redes sociais. O Polígrafo África verifica.

Numa publicação de 6 de Fevereiro no Facebook destaca-se que “a população da localidade de Malaia, no distrito de Morrumbene, na província de Inhambane, ‘eliminouo nome do antigo Presidente da República, Filipe Nyusi, como nome de um estabelecimento de ensino naquela região”.

A alegação é ilustrada por uma imagem da suposta parede da escola em que o nome de Filipe Nyusi, aparentemente, foi riscado.

Esta história é verdadeira?

Sim. A informação foi confirmada ao Polígrafo África pelo porta-voz da Direcção Provincial de Educação de Inhambane, Domingos Chibindje.

“O que aconteceu foi que a população apagou o nome de sua excelência, o ex-Chefe de Estado, porque a escola chama-se ‘Filipe Nyusi de Malaia’. Assim, removeram o nome Filipe Nyusi, deixando apenas ‘Malaia’. No entanto, usaram tinta, não houve qualquer acto de vandalismo contra a infraestrutura. A situação já foi reportada ao Governo distrital e estão em curso trabalhos para a reposição do letreiro”, explicou o responsável.

Alguns populares referiram ainda ao Polígrafo África que estão a considerar escolher um novo nome para a escola. No entanto, esta possibilidade foi descartada pela Direcção Provincial de Educação, a qual esclareceu que “a escola não terá uma nova denominação”.

___________________________________

Avaliação do Polígrafo África:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque