O primeiro jornal lusófono
de Fact-Checking

Moçambique. Tribunal judicial solicitou bloqueio das contas bancárias de Venâncio Mondlane?

Política
O que está em causa?
"Tribunal de olho nas contas bancárias do Venâncio Mondlane, eles querem saber quem mete dinheiro e como ele gasta os valores recebidos", destaca-se numa publicação no Facebook.

Nos últimos dias surgiram várias publicações nas redes sociais que apontam para uma suposta decisão do Tribunal Judicial da cidade de Maputo sobre as contas bancárias de Venâncio Mondlane, candidato à Presidência da República de Moçambique derrotado nas eleições de 9 de Outubro, de acordo com os resultados apresentados pela Comissão Nacional de Eleições (CNE) que têm sido contestados e motivado uma vaga de protestos no país.

“Tribunal de olho nas contas bancárias do Venâncio Mondlane, eles querem saber quem mete dinheiro e como ele gasta os valores recebidos”, destaca-se numa publicação de 20 de Novembro no Facebook. Exibe imagens do que parece ser uma solicitação do Tribunal Judicial da cidade de Maputo – Secção de Instrução Criminal, que pretende para saber a proveniência dos valores recebidos ou movimentos nas contas bancárias de Mondlane.

Em reacção  à publicação há quem defenda que se aplique a mesma medida às contas bancárias dos membros do Governo e aos políticos do partido Frelimo.

“Em vez de fazer isso com as contas dos camaradas da Frelimo. Só mesmo com as dos outros. Devíamos todos reclamar das injustiças. Queremos também [que sejam revistas] as contas dos camaradas [da Frelimo] e seus familiares”, lê-se nos comentários.

Na mesma linha de pensamento está outro interveniente, ao escrever que “devem fazer isso nas contas dos antigos Presidentes de Moçambique, nomeadamente Joaquim Chissano, Armando Guebuza e de Filipe Nyusi [Presidente cessante de Moçambique] e o resto dos membros do Parlamento da Frelimo, assim como os seus mafiosos juízes”.

No que respeita às contas bancárias de Mondlane, a informação é verdadeira?

Sim. Como noticiou o jornal “O País” de Moçambique, no dia 21 de Novembro, o Tribunal Judicial da cidade de Maputo – Secção de Instrução Criminal solicitou o congelamento das contas bancárias de Mondlane.

“O Tribunal Judicial da Cidade de Maputo solicitou, no dia 18 de Novembro, o bloqueio de todas as contas bancárias de Venâncio Mondlane, domiciliadas no Bayport Financial Services Mozambique. O Tribunal pediu ainda o extrato das transações bancárias entre 1 de Janeiro de 2024 e 8 de Novembro de 2024″, informou.

De acordo com a mesma fonte, o documento é assinado pela juíza Ludovina Florbela Marcelino David que contactou a referida unidade bancária para solicitar informações bancárias de Mondlane e o imediato bloqueio de contas, no caso de existirem.

Segundo “O País”, o tribunal solicitou ainda a identificação completa das contas bancárias tituladas por Mondlane, bem como documentos de identificação completa dos co-titulares ou assinantes em caso de conta conjunta ou pessoas colectivas.

No entanto, na sua página oficial do Facebook, Mondlane também partilhou o documento e reagiu dizendo: “Meu povo, eu não tenho nada a esconder, este país é nosso e não vamos recuar por conta de intimidações. Vamos até ao fim.”

_________________________________

Avaliação do Polígrafo África:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque