O primeiro jornal lusófono
de Fact-Checking

Nelito Ekuikui: “Mandela não terminou o seu mandato. Quem terminou o mandato de Mandela foi Thabo Mbeki”

Política
O que está em causa?
Em entrevista à Rádio Essencial, Nelito Ekuikui, deputado da UNITA à Assembleia Nacional, abordou a sua saída da liderança do partido em Luanda para assumir, em 2023, o cargo de secretário-geral da Juventude Unida Revolucionária de Angola (JURA). Ekuikui destacou que a decisão ocorreu depois de ter sido um dos artífices da vitória histórica da UNITA na capital, nas eleições de 2022. Para ilustrar a sua posição, citou o exemplo de Nelson Mandela, afirmando que o ex-presidente sul-africano “não terminou o mandato” e que quem o concluiu foi Thabo Mbeki. Confirma-se?

“O presidente Mandela fez três ou quatro anos. No entanto, estava a dirigir bem a África do Sul, construiu um legado. Não terminou o mandato. Quem terminou o mandato do presidente Mandela é o então presidente Thabo Mbeki. Não saiu por incompetência. Saiu no momento em que estava em alto. Soube sair pela porta”, declarou Ekuikui, durante a entrevista.

As declarações surgiram em resposta a perguntas sobre a reorganização interna da UNITA após a vitória inédita sobre o MPLA em Luanda. Nessa “dança das cadeiras”, Ekuikui deixou a liderança do partido na capital – cargo que passou a ser ocupado por Sapiñala – para assumir a direcção da JURA.

Apesar de ter saído depois de um feito histórico, o deputado afirmou que era o momento certo para abraçar outra “missão”: “Acho que saí pela porta. Soube sair na hora certa. Estou na JURA e, eventualmente, no futuro vou abraçar outros desafios”, acrescentou, reconhecendo que dirigir Luanda quase lhe “tirava o sono” e foi “das coisas mais difíceis” da sua carreira política.

Mas será verdade que Nelson Mandela não completou o mandato presidencial?

De acordo com os registos históricos consultados pelo Polígrafo África, a afirmação não corresponde à realidade. Após receber o Prémio Nobel da Paz em 1993, juntamente com Frederik Willem de Klerk, Mandela (Madiba) foi eleito, em 1994, primeiro presidente negro da África do Sul, para um mandato de cinco anos.

Na sequência das eleições de 1994, em que o Congresso Nacional Africano (ANC) obteve 60% dos votos, Mandela liderou o país até ao final do seu primeiro e único mandato, concluído em 1999. Optou, por decisão própria, por não se recandidatar.

Foi então que Thabo Mbeki venceu as eleições de 1999, iniciando o seu próprio mandato presidencial, que terminou em 2004, tendo sido reeleito nesse ano. Mbeki permaneceu no cargo até 2008, quando foi forçado a demitir-se.

Confrontado pelo Polígrafo África, Nelito Ekuikui reconheceu o erro, explicando tratar-se de um “lapso”: quis apenas sublinhar que Mandela, “apesar da competência demonstrada”, decidiu não concorrer a um segundo mandato.

__________________________________

Avaliação do Polígrafo África:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque