O Governo angolano prevê gastar no próximo ano mais de 38 mil milhões de kwanzas, correspondente a 42 milhões de dólares, num conjunto de obras associadas ao Aeroporto Internacional António Agostinho Neto (AIAAN). Esta informação consta na dotação orçamental por órgão da proposta de Orçamento Geral do Estado para 2025 (OGE2025), submetida à Assembleia Nacional pelo ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano, no dia 31 de Outubro.
Dados do documento vistos à lupa pelo Polígrafo África atestam que, para a reabilitação e apetrechamento do edifício protocolar do AIAAN, o Executivo pretende aplicar perto de 1,8 mil milhões de kwanzas (2 milhões de dólares).
Mais de 27 mil milhões de kwanzas (30 milhões de dólares) estão inscritos na proposta de OGE2025 para a construção das infraestruturas rodoviárias de acesso ao Aeroporto Internacional António Agostinho Neto.
Já para a construção da estrada que liga o AIAAN às vias do Zango e via expressa, incluindo obras de artes associadas e trabalho de macrodrenagem, o Governo está disposto a injectar aproximadamente 5,5 mil milhões de kwanzas (mais de 6 milhões de dólares), lê-se no documento que colhe os principais instrumento de gestão do país.
Pretende-se, ainda, desembolsar acima de 3,5 mil milhões de kwanzas (4 milhões de dólares), para a produção de um estudo e reabilitação do troço Viana/ AIAAN/Catete mais macrodrenagem e um viaduto situado na Estrada Nacional230.
Apesar de o OGE 2025 ainda não ter passado pelo crivo dos deputados, nota-se que parte significativa das obras em torno do novo aeroporto internacional já estão a ser executadas.
O AIAAN está instalado num espaço total de 75 quilómetros quadrados, tendo sido projectado para receber, anualmente, 15 milhões de passageiros e 130 mil toneladas de carga.