“Para cada pessoa em Moçambique e para o seu futuro, anuncio a oferta de 100 GB de Internet grátis e 5.000 meticais para cada”, destaca-se neste post no Facebook, datado de 21 de Dezembro e que já acumula mais de 4 mil reações e centenas de comentários e partilhas.
A par da imagem do candidato derrotado nas eleições presidenciais de Moçambique surge um botão para “registar” de forma a, supostamente, receber “o seu presente“.
Esta oferta é verdadeira?
Não. Em resposta ao Polígrafo África, o porta-voz do partido Podemos, Duclesio Chico, negou estar envolvido nesta ou em qualquer outra oferta divulgada nas redes sociais.
“O partido Podemos não faz concursos para premiação de qualquer coisa. Nós temos um gabinete para assuntos sociais e saúde que se ocupa, dentre outras coisas, em oferecer ajuda ao povo moçambicano mediante às suas necessidades”, declarou o responsável.
Sublinhou ainda que “todas as publicações do partido Podemos e do seu candidato devem ser verificadas nas contas oficias do Facebook da organização e do político”.
Assim sendo, atribuímos o selo de “Falso” às publicações difundidas no Facebook alegando que o partido Podemos e Venâncio Mondlane estariam a oferecer dinheiro e Internet grátis.
____________________________________
Avaliação do Polígrafo África: