O primeiro jornal lusófono
de Fact-Checking

Cabo Verde. Presidente da Câmara da Praia posiciona-se como candidato à liderança do PAICV

Política
O que está em causa?
O presidente da Câmara Municipal da Praia (CMP), Francisco Carvalho, anunciou, na sua página do Facebook, que será candidato à liderança do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) nas eleições directas, que deverão realizar-se no próximo mês de Fevereiro.

O edil da capital do arquipélago de Cabo Verde diz que vai entrar nesta corrida por dever de consciência, mas também compromisso com o futuro do Ppaís. “Faço-o, neste momento, obedecendo a um dever de consciência como cabo-verdiano, e assumindo o meu compromisso com o meu país e com o meu partido”, justifica Francisco Carvalho, em publicação de 2 de Janeiro no Facebook.

Por outro lado, o político afirma que está a entrar nesta caminhada “por uma gestão inclusiva, participativa, que resgate o passado dos nossos ideais, em equilíbrio com a modernidade que nos exige o futuro”.

Este anúncio de Francisco Carvalho foi feito nas vésperas da reunião da Comissão Nacional do PAICV, que decorrerá neste fim-de-semana, na cidade da Praia, tendo suscitado várias manifestações de apoio nas redes sociais.

Contudo, há quem considere que este autarca deveria avaliar a oportunidade da sua candidatura, tendo em conta a forma como ganhou as eleições municipais na Praia e que deveria cumprir o seu mandado de forma a ajudar o seu partido a vencer as eleições legislativas em 2026.

Porém, nessa reunião da Comissão Nacional, o presidente do PAICV, Rui Semedo, irá desvendar o seu futuro político. Com a vitória do partido nas eleições autárquicas – em que conquistou, pela primeira vez, a maioria das Câmaras Municipais -, o actual líder do maior partido da oposição sente-se legitimado para concorrer a um novo mandato. Mas há movimentações no sentido de se apresentarem outras candidaturas à liderança, com vista a concorrer ao cargo de Primeiro-Ministro nas próximas eleições legislativas agendadas para 2026.

Numa conferência de imprensa para fazer o balanço da reunião da Comissão Política do PAICV, logo após as eleições autárquicas, quando questionado sobre uma eventual renovação da liderança do partido, Nuias Silva, presidente da Câmara Municipal de São Filipe e vice-presidente do PAICV, que é apontado como um dos interessados ao cargo, afirmou que está a aguardar a decisão do actual presidente Rui Semedo, para se poder pronunciar sobre uma eventual candidatura.

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque