“É lamentável saber que o nosso Presidente quer estar mais nas manchetes do que propriamente resolver o problema real”, destaca-se num dos comentários a este post nas redes sociais. Do WhatsApp ao Facebook, muitas são as reacções ao anúncio da audiência que o Presidente da República, João Lourenço, concedeu ao atleta angolano de Artes Marciais Mistas (MMA) Demarte Pena, no dia 24 de Outubro de 2024.
“Só porque um teve a coragem de gritar, não significa que outros também não queiram gritar… Resolva o problema no colectivo, não individual”, acrescenta-se.
No entanto, a caixa de comentários da publicação sob o título “Presidente da República recebe Demarte Pena e promete apoiar o lutador angolano” é preenchida com muitas alegações de que a audiência foi concedida na sequência de um pedido de apoio do desportista às autoridades angolanas – que também se tornou viral nas redes sociais.
É verdade que o Presidente da República recebeu Demarte Pena na sequência de um pedido público de apoio e reconhecimento?
Sim. Há cerca de um mês, quando estava em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, após derrotar o oponente brasileiro Marcel Adur, Demarte Pena clamou por ajuda e reconhecimento do Governo angolano para “melhorar a sua vida”.
“Presidente da República, João Lourenço, estou aqui, sou o Demarte Pena, já venho a ganhar há muito tempo. Os outros lutadores, desportistas, estão a receber casa, carro, nunca me dão nada. Não quero certificado. Não quero medalha. Eu quero dinheiro para melhorar a minha vida. Toda a hora aqui a sofrer. Nunca me ajudam. Eu quero também algo mais, por favor”, implorou o lutador angolano na altura, após ter conseguido o acesso à UFC, principal liga de MMA do mundo.
O desportista Demart Pena, também conhecido por “the wolf” (o lobo), tem no seu palmarés dezenas de títulos de provas mundiais, com realce para ARES e EFC.
Assim sendo, carimbamos com o selo “Verdadeiro” as alegações difundidas nas redes sociais.
__________________________________
Avaliação do Polígrafo África: