O primeiro jornal lusófono
de Fact-Checking

São Tomé e Príncipe é “o segundo país menos populoso de África”?

Sociedade
O que está em causa?
E tem "uma taxa de alfabetização de 92,82%", de acordo com uma publicação nas redes sociais que está a suscitar dúvidas e pedidos de verificação de factos.
© Shutterstock

“São Tomé e Príncipe tem uma população de 230.000 pessoas, o que faz com que seja o segundo país menos populoso de África“, destaca-se numa recente publicação no X/Twitter que está a suscitar dúvidas.

Acrescenta-se ainda que regista “uma taxa de alfabetização de 92,82%“, além de ser “uma nação insular”.

As duas principais alegações – sobre a população e a alfabetização – têm fundamento?

De acordo com os últimos dados compilados pela Organização das Nações Unidas (ONU), mais especificamente o Departamento de Assuntos Económicos e Sociais – Divisão de População, a República Democrática de São Tomé e Príncipe tem uma população estimada em cerca de 235 mil habitantes.

Entre as 54 nações localizadas no continente africano, apenas a República das Seicheles tem uma população menor, estimada em cerca de 130 mil habitantes.

Embora sejam duas nações insulares, o facto é que estão situadas em Oceanos distintos: São Tomé e Príncipe no Atlântico, Seicheles no Índico.

Importa também salientar que o quarto país menos populoso de África também é de língua oficial portuguesa, a saber: Cabo Verde, com cerca de 520 mil habitantes.

No extremo oposto, o país africano mais populoso é a Nigéria, com mais de 230 milhões de habitantes.

Quanto à taxa de alfabetização, de acordo com os últimos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) de São Tomé e Príncipe está fixada em 90,1%, ligeiramente inferior à indicada na publicação.

__________________________________

Avaliação do Polígrafo África:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque