Numa publicação datada de 25 de Maio, divulgada na plataforma social Facebook, lê-se: “Moçambique é a única selecção qualificada para o CAN que não terá jogos amigáveis nesta data FIFA.”
A alegação motivou várias reacções na caixa de comentários, com internautas a questionarem a gestão da Federação Moçambicana de Futebol (FMF) e, em particular, a influência do seu presidente, Faizal Sidat, recentemente nomeado vice-presidente da Confederação Africana de Futebol (CAF).
“E o presidente da Federação é vice da CAF… macacos me mordam se percebo isto”, escreveu um utilizador.
“O tal presidente da FMF é vice-presidente da Confederação Africana de Futebol (CAF). Vergonha total! Ano passado também aconteceu o mesmo”, comentou outro.
“É para fragilizar o seleccionador. Conhecemos estes truques”, afirmou um terceiro internauta, insinuando uma suposta estratégia interna para prejudicar a equipa técnica.
Mas será verdadeira esta informação?
Não. A alegação é falsa. Contrariando o que tem sido divulgado, a Selecção Nacional de Futebol de Moçambique tem, sim, um jogo amigável agendado para esta data FIFA. De acordo com informação oficial publicada na página da FMF no Facebook, os Mambas vão defrontar a sua congénere da África do Sul no próximo dia 10 de Junho, no Estádio Loftus Versfeld, em Pretória.
Segundo a mesma nota, o encontro insere-se no plano de preparação da equipa nacional para os próximos compromissos oficiais e visa reforçar o entrosamento do grupo, além de permitir a avaliação do desempenho dos atletas em contexto competitivo internacional.
A FMF acrescenta ainda que a convocatória definitiva será composta por 22 jogadores, cuja lista será divulgada em breve.
Assim sendo, as publicações nas redes sociais que afirmam que a Selecção Moçambicana não irá disputar qualquer jogo durante esta data FIFA são falsas. A equipa nacional tem um jogo agendado com a África do Sul, o que desmente categoricamente os rumores disseminados online.
__________________________________
Avaliação do Polígrafo África: