O primeiro jornal lusófono
de Fact-Checking

Serviço de Protecção Civil e Bombeiros de Angola abriu processo de recrutamento?

Sociedade
O que está em causa?
Em várias publicações nas redes sociais alega-se que o Serviço de Proteção Civil e Bombeiros (SPCB) está a recrutar novos efectivos. Verdadeiro ou falso?

Num comentário a uma publicação no Facebook que menciona o alegado local de entrega de documentos para o recrutamento no SPCB, órgão tutelado pelo Ministério do Interior (MININT), um utilizador respondeu de forma categórica: “Estão a recrutar.”

Noutra publicação questiona-se: “Alguém sabe onde estão a receber o processo para os bombeiros?” Em resposta, um internauta afirmou que o recrutamento decorre na Escola Nacional de Proteção Civil e Bombeiros, localizada no município de Viana, em Luanda.

A informação sobre o recrutamento em curso para o SPCB é verdadeira?

Não. Em resposta ao Polígrafo África, o director do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do SPCB, Wilson Baptista, desmentiu a existência de qualquer processo de recrutamento para ingresso na corporação.

Aliás, um comunicado oficial do SPCB, datado de 30 de Março, apontou no mesmo sentido.

Não há recrutamento no SPCB. O que está em curso é apenas a conclusão da instrução militar de alguns instruendos do último ingresso que, por motivos de saúde ou outros devidamente comprovados, não puderam concluir a formação e, consequentemente, não participaram no acto de juramento da bandeira”, esclareceu.

Recorde-se que, no ano passado, a corporação foi reforçada com mais de três mil novos efectivos, após a conclusão do 16.º curso de instrução militar.

_____________________________________

Avaliação do Polígrafo África:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque